As novas ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas para transformar a metodologia dos docentes em suas respectivas áreas de conhecimento, vincular a tecnologia educativa com o conteúdo torna a sala de aula mais convidativa e instigante para aqueles que à frequentam, é necessário que o professor saiba associar o uso das metodologias ativas aos conteúdos pedagógicos, para que dessa maneira o uso das tecnologias da informação e comunicação possa auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo contribuir com a aplicabilidade da Lei 10639/03 nas práticas pedagógicas, através da construção de Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s, para promoção da equidade racial no ambiente acadêmico. Trata-se de uma pesquisa metodológica, com abordagem qualitativa de caráter exploratório. Durante o desenvolvimento das tecnologias, buscou-se em todo momento priorizar a leitura de fácil compreensão e imagens explicativas, contribuindo para a facilitação do entendimento de assuntos que versão a história e a cultura afro-brasileira e africana. Conclui-se que o desenvolvimento e aplicação de tecnologias educativas no ambiente acadêmico se faz de grande importância para a relação entre discentes e docentes, possibilitando a promoção de uma prática pedagógica antirracista que busca a diminuição dos preconceitos e a valorização da memória cultural dos grupos africanos.