Este artigo tem como problema de estudo: Que concepções de ensino religioso estão presentes nas escolas do município de Cruzeiro do Sul? Para buscar responder a problemática aludida, definimos como objetivo geral: analisar as concepções de ensino religioso praticadas nas escolas do município de Cruzeiro do Sul. Para tanto, será realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritivo-exploratória. Quanto aos procedimentos serão utilizados a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Como técnica de coleta de dados, aplicaremos os seguintes instrumentos: análise de documentos e entrevistas semiestruturada. Os documentos analisados serão: sequências didáticas, livros de registros, estruturas curriculares e planos de curso. Participarão da pesquisa: os 3 coordenadores das instituições envolvidas, 3 professores de ensino religioso e 6 alunos. A interpretação e análise dos dados se dará por meio da análise de conteúdo, através do procedimento de categorização. Como resultados iniciais, observamos a importante evolução da trajetória histórica do ensino religioso e a diversidade de concepções possíveis para o ensino religioso nas escolas do município de Cruzeiro do Sul.