Este artigo apresenta uma análise exploratória dos conhecimentos prévios sobre células, em alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II. Considerando a importância do entendimento básico sobre biologia celular para a compreensão de diversos conceitos científicos, investigamos o nível de familiaridade dos estudantes com os fundamentos das células. A pesquisa foi conduzida por meio de questionários prévios semiestruturados (pré-teste e pós-teste) e atividades teóricas e práticas envolvendo um total de 30 alunos, visando identificar lacunas de conhecimento e áreas de dificuldade dos mesmos sobre a temática em questão. Os resultados destacam aspectos chave que podem subsidiar práticas pedagógicas mais eficientes e estratégias de ensino voltadas para o fortalecimento das bases conceituais em biologia celular nessa faixa etária. Os estudantes apresentaram dificuldades significativas em sua compreensão, especialmente no domínio da estrutura celular, e demonstraram falta de motivação para explorar esses conteúdos. Além disso, suas concepções sobre os conceitos dentro desta área são imprecisas. O déficit pode ser atribuído, em parte, à obsolescência ou falta de relevância do material didático utilizado, bem como à abordagem pedagógica empregada no ensino do tema e a carência de um espaço adequado na escola para a realização de práticas laboratoriais. A compreensão desses desafios é fundamental para a implementação de estratégias eficazes que promovam uma aprendizagem mais sólida e significativa em biologia celular.