Este estudo visa analisar o impacto do Programa de Bolsa Permanência (PBP) na manutenção e desenvolvimento da Brinquedoteca da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), destacando seu papel na promoção da continuidade acadêmica e no aperfeiçoamento da vivência educacional dos estudantes com bolsa. A metodologia empregada neste estudo consistiu na análise documental do programa PBP e da legislação pertinente, bem como na realização de entrevistas e observações diretas na Brinquedoteca. Foram coletados dados sobre as atividades realizadas pelos bolsistas, os resultados alcançados e os impactos percebidos na comunidade acadêmica e infantil. Os resultados obtidos demonstram que o PBP desempenha um papel fundamental na manutenção e desenvolvimento da Brinquedoteca, proporcionando auxílio financeiro aos estudantes bolsistas e promovendo atividades que beneficiam tanto os estudantes quanto a comunidade. A inclusão dos bolsistas em atividades de produção de materiais lúdicos, atendimento aos visitantes e apoio administrativo contribui para sua formação acadêmica e profissional, além de fortalecer o papel da Brinquedoteca como um espaço de aprendizado e inclusão social. Conclui-se que o Programa de Bolsa Permanência desempenha um papel importante na manutenção e desenvolvimento da Brinquedoteca na UEMASUL, promovendo a permanência estudantil e enriquecendo a experiência educacional dos bolsistas. Recomenda-se a continuidade e fortalecimento do programa, visando ampliar seus impactos positivos na comunidade acadêmica e infantil.