Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MULHERES INDÍGENAS NAS PESQUISAS ACADÊMICAS: UM RECORTE A PARTIR DA LEI 11.645/2008

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, sexualidade e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111047
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3067
    "inscrito_id" => 2398
    "titulo" => "MULHERES INDÍGENAS NAS PESQUISAS ACADÊMICAS: UM RECORTE A PARTIR DA LEI 11.645/2008"
    "resumo" => "As comunidades indígenas, em sua maioria, possuem uma organização patriarcal, com os homens à frente dos espaços de decisão. Isto nos encaminha a uma discussão da sociedade patriarcal também nestes grupos, o que nos fez questionar quais produções existem a respeito? Quem pesquisa sobre as mulheres indígenas questiona a condição de gênero imposta nestes grupos? Dessa forma, pretendemos pesquisar quais teses e dissertações discutem o papel social da mulher indígena e em quais são questionadas as imposições sociais atreladas ao feminino. Para isto, acessamos o Banco de Teses e Dissertações (BDTD) fazendo um recorte do período de 2008 a 2023, ou seja, desde a implementação da LEI 11.645/2008, que modificou o Artigo 26 da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) até os dias atuais. Nos últimos 15 anos, há um interesse sobre a mulher indígena e o papel que representa para a sua comunidade? Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, também se dá num viés quantitativo em função desse levantamento qualitativo. Pretendemos apresentar quantas teses e dissertações se preocuparam em apresentar o papel da mulher indígena, em torno dos desafios e enfrentamentos no contexto atual, a partir de seus territórios, visto que, historicamente, estas têm desempenhado funções fundamentais em suas comunidades. Por fim, acreditamos que reflexões como estas são relevantes para vislumbramos um futuro mais equitativo, inclusivo e de justiça epistêmica no âmbito das produções acadêmicas e da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2398_TB3067_27102024215712.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABEL CAROLINA DA SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAROL PEREIRA"
    "autor_email" => "cd0984956@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111047
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3067
    "inscrito_id" => 2398
    "titulo" => "MULHERES INDÍGENAS NAS PESQUISAS ACADÊMICAS: UM RECORTE A PARTIR DA LEI 11.645/2008"
    "resumo" => "As comunidades indígenas, em sua maioria, possuem uma organização patriarcal, com os homens à frente dos espaços de decisão. Isto nos encaminha a uma discussão da sociedade patriarcal também nestes grupos, o que nos fez questionar quais produções existem a respeito? Quem pesquisa sobre as mulheres indígenas questiona a condição de gênero imposta nestes grupos? Dessa forma, pretendemos pesquisar quais teses e dissertações discutem o papel social da mulher indígena e em quais são questionadas as imposições sociais atreladas ao feminino. Para isto, acessamos o Banco de Teses e Dissertações (BDTD) fazendo um recorte do período de 2008 a 2023, ou seja, desde a implementação da LEI 11.645/2008, que modificou o Artigo 26 da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) até os dias atuais. Nos últimos 15 anos, há um interesse sobre a mulher indígena e o papel que representa para a sua comunidade? Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, também se dá num viés quantitativo em função desse levantamento qualitativo. Pretendemos apresentar quantas teses e dissertações se preocuparam em apresentar o papel da mulher indígena, em torno dos desafios e enfrentamentos no contexto atual, a partir de seus territórios, visto que, historicamente, estas têm desempenhado funções fundamentais em suas comunidades. Por fim, acreditamos que reflexões como estas são relevantes para vislumbramos um futuro mais equitativo, inclusivo e de justiça epistêmica no âmbito das produções acadêmicas e da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2398_TB3067_27102024215712.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABEL CAROLINA DA SILVA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CAROL PEREIRA"
    "autor_email" => "cd0984956@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As comunidades indígenas, em sua maioria, possuem uma organização patriarcal, com os homens à frente dos espaços de decisão. Isto nos encaminha a uma discussão da sociedade patriarcal também nestes grupos, o que nos fez questionar quais produções existem a respeito? Quem pesquisa sobre as mulheres indígenas questiona a condição de gênero imposta nestes grupos? Dessa forma, pretendemos pesquisar quais teses e dissertações discutem o papel social da mulher indígena e em quais são questionadas as imposições sociais atreladas ao feminino. Para isto, acessamos o Banco de Teses e Dissertações (BDTD) fazendo um recorte do período de 2008 a 2023, ou seja, desde a implementação da LEI 11.645/2008, que modificou o Artigo 26 da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB) até os dias atuais. Nos últimos 15 anos, há um interesse sobre a mulher indígena e o papel que representa para a sua comunidade? Esta pesquisa, de cunho bibliográfico, também se dá num viés quantitativo em função desse levantamento qualitativo. Pretendemos apresentar quantas teses e dissertações se preocuparam em apresentar o papel da mulher indígena, em torno dos desafios e enfrentamentos no contexto atual, a partir de seus territórios, visto que, historicamente, estas têm desempenhado funções fundamentais em suas comunidades. Por fim, acreditamos que reflexões como estas são relevantes para vislumbramos um futuro mais equitativo, inclusivo e de justiça epistêmica no âmbito das produções acadêmicas e da educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.