O artigo analisa as contribuições do movimento social FETAPE (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco) na parceria com a educação de jovens e adultos (EJA) na comunidade campesina. Seus objetivos são investigar o papel desempenhado pelo FETAPE na promoção da educação nessas comunidades e compreender os impactos dessa parceria na vida dos jovens e adultos envolvidos. A metodologia envolve pesquisa qualitativa, com entrevistas, observações e análise documental. A justificativa reside na importância de entender como movimentos sociais podem contribuir para a melhoria da educação em contextos rurais e periféricos. A síntese do trabalho destaca o papel ativo do FETAPE na mobilização por melhores condições educacionais e no estímulo à participação das comunidades na EJA. Os resultados apontam para avanços na alfabetização, na política e empoderamento dos participantes, evidenciando o impacto positivo dessa parceria na educação e no desenvolvimento das comunidades campesinas. Na oportunidade destaca-se o disposto no art. 1° do normativo supracitado, referente à importância da EJA para as populações do Campo: "A Educação do Campo é concebida e protagonizada pelas populações do campo que buscam uma educação de qualidade, socialmente referenciada nas especificidades de cada povo do campo, que se traduz em ações educativas que valorizam suas práticas sociais, conhecimentos prévios, saberes, culturas, histórias, modos de vida, de trabalho e de produção."