Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AÇÃO MEDIADA APLICADA À METODOLOGIA INVESTIGATIVA: PROPOSTA DE ENSINO DE QUÍMICA PARA A RECICLAGEM DE PAPEL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110391
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2164
    "inscrito_id" => 10008
    "titulo" => "AÇÃO MEDIADA APLICADA À METODOLOGIA INVESTIGATIVA: PROPOSTA DE ENSINO DE QUÍMICA PARA A RECICLAGEM DE PAPEL"
    "resumo" => "A Química, como ciência, apresenta inúmeros recursos para a transformação da matéria e o tema reciclagem de papel é relevante e atual, podendo ser explorado na disciplina escolar. No entanto, a implementação da prática é baseada em roteiros pré-determinados pelo professor. Assim, a proposta deste artigo é apresentar uma aplicação partindo dos princípios da Teoria da Ação Mediada, empregando a metodologia investigativa para a reciclagem de papel. A metodologia foi executada com uma turma do segundo ano do ensino médio, em aulas de Química Orgânica, abordando os conteúdos sobre polímeros e a importância da Química nos processos de reciclagem. Após a orientação do professor, os estudantes foram instituídos a realizarem pesquisa sobre os processos químicos de reciclagem e a proporem uma prática, demonstrando e detalhando o procedimento e a técnica utilizada. Para isto, sob a mediação do professor, foram realizadas pesquisas em websites online e, após debate com a turma e apresentação dos métodos de reciclagem encontrados, os estudantes optaram por realizarem a reciclagem caseira de papel. Como resultado, foram apresentadas explicações do processo de separação e classificação de diferentes tipos de papel, o processo de remoção de tintas e solventes, processos de desfibramento do papel com agentes químicos, o processo de branqueamento e os produtos químicos resultantes. Assim, foram desenvolvidas compreensões sobre os processos químicos da reciclagem de papel, os conceitos de polímero natural, derivado da celulose e habilidades investigativas e de pensamento crítico. A partir da Ação Mediada, a abordagem investigativa da reciclagem de papel envolveu os estudantes na aprendizagem dos conceitos químicos e destacou a importância da reciclagem na sustentabilidade ambiental."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10008_TB2164_05052024104323.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENE GRACIELE DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "MILENE"
    "autor_email" => "milene.almeida@uel.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110391
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2164
    "inscrito_id" => 10008
    "titulo" => "AÇÃO MEDIADA APLICADA À METODOLOGIA INVESTIGATIVA: PROPOSTA DE ENSINO DE QUÍMICA PARA A RECICLAGEM DE PAPEL"
    "resumo" => "A Química, como ciência, apresenta inúmeros recursos para a transformação da matéria e o tema reciclagem de papel é relevante e atual, podendo ser explorado na disciplina escolar. No entanto, a implementação da prática é baseada em roteiros pré-determinados pelo professor. Assim, a proposta deste artigo é apresentar uma aplicação partindo dos princípios da Teoria da Ação Mediada, empregando a metodologia investigativa para a reciclagem de papel. A metodologia foi executada com uma turma do segundo ano do ensino médio, em aulas de Química Orgânica, abordando os conteúdos sobre polímeros e a importância da Química nos processos de reciclagem. Após a orientação do professor, os estudantes foram instituídos a realizarem pesquisa sobre os processos químicos de reciclagem e a proporem uma prática, demonstrando e detalhando o procedimento e a técnica utilizada. Para isto, sob a mediação do professor, foram realizadas pesquisas em websites online e, após debate com a turma e apresentação dos métodos de reciclagem encontrados, os estudantes optaram por realizarem a reciclagem caseira de papel. Como resultado, foram apresentadas explicações do processo de separação e classificação de diferentes tipos de papel, o processo de remoção de tintas e solventes, processos de desfibramento do papel com agentes químicos, o processo de branqueamento e os produtos químicos resultantes. Assim, foram desenvolvidas compreensões sobre os processos químicos da reciclagem de papel, os conceitos de polímero natural, derivado da celulose e habilidades investigativas e de pensamento crítico. A partir da Ação Mediada, a abordagem investigativa da reciclagem de papel envolveu os estudantes na aprendizagem dos conceitos químicos e destacou a importância da reciclagem na sustentabilidade ambiental."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10008_TB2164_05052024104323.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENE GRACIELE DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "MILENE"
    "autor_email" => "milene.almeida@uel.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Química, como ciência, apresenta inúmeros recursos para a transformação da matéria e o tema reciclagem de papel é relevante e atual, podendo ser explorado na disciplina escolar. No entanto, a implementação da prática é baseada em roteiros pré-determinados pelo professor. Assim, a proposta deste artigo é apresentar uma aplicação partindo dos princípios da Teoria da Ação Mediada, empregando a metodologia investigativa para a reciclagem de papel. A metodologia foi executada com uma turma do segundo ano do ensino médio, em aulas de Química Orgânica, abordando os conteúdos sobre polímeros e a importância da Química nos processos de reciclagem. Após a orientação do professor, os estudantes foram instituídos a realizarem pesquisa sobre os processos químicos de reciclagem e a proporem uma prática, demonstrando e detalhando o procedimento e a técnica utilizada. Para isto, sob a mediação do professor, foram realizadas pesquisas em websites online e, após debate com a turma e apresentação dos métodos de reciclagem encontrados, os estudantes optaram por realizarem a reciclagem caseira de papel. Como resultado, foram apresentadas explicações do processo de separação e classificação de diferentes tipos de papel, o processo de remoção de tintas e solventes, processos de desfibramento do papel com agentes químicos, o processo de branqueamento e os produtos químicos resultantes. Assim, foram desenvolvidas compreensões sobre os processos químicos da reciclagem de papel, os conceitos de polímero natural, derivado da celulose e habilidades investigativas e de pensamento crítico. A partir da Ação Mediada, a abordagem investigativa da reciclagem de papel envolveu os estudantes na aprendizagem dos conceitos químicos e destacou a importância da reciclagem na sustentabilidade ambiental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.