O avanço da tecnologia exerce um papel fundamental na promoção da equidade educacional no que tange à educação inclusiva, especialmente na mediação de crianças com deficiências durante o processo de alfabetização. Mormente, o Software GraphoGame foi implantado no Brasil em novembro de 2020 para atender as demandas do projeto “Tempo de aprender” e contribuir com as atividades remotas em período pandêmico. Trata-se de um jogo digital com abordagem metodológica fonética e visual, as quais são apontadas cientificamente mais eficazes para alfabetizar e letrar. Sobretudo, estudos recentes vêm mostrando a eficácia dessa plataforma digital para crianças com deficiências em processo de desenvolvimento de habilidades linguísticas. Essa pesquisa tem como objetivo geral compreender a contribuição do software Graphogame para alfabetização para crianças com deficiência intelectual. Especificamente, investigar a origem da plataforma e objetivos iniciais propostos, assim como analisar as potencialidades de aprendizagem do jogo sob um olhar inclusivo e mapear estratégias de utilização direcionadas para a educação especial. A metodologia aplicada será uma revisão bibliográfica da literatura, com ênfase na história e características da pessoa com deficiência intelectual e na potencialidade dos jogos digitais com abordagem de interação lúdica, especificamente o jogo Graphogame Brasil. Presumimos destacar o aumento do interesse e da motivação desses alunos coma utilização de jogos digitais sob a perspectiva de um ambiente de aprendizado estimulante, integrativo e envolvente. Tal como o desempenho cognitivo por meio dessa intervenção pedagógica. Ressaltamos a importância da integração de tecnologias adaptativas no ensino especializado para promover uma educação mais inclusiva e acessível para todos.