A presente pesquisa buscou entender como as Metodologias Ativas influenciam a dimensão afetiva e de empatia na relação professor-aluno através de um levantamento bibliográfico para o Estado da Questão. Identificou-se a afetividade e a relação professor-aluno são pouco exploradas, indicando um espaço significativo para investigar o impacto positivo das Metodologias Ativas nessas áreas. Nesse sentido, foram analisadas produções científicas dos últimos dez anos com palavras-chave relacionadas ao tema. A escolha das palavras-chave para a pesquisa, como "afetividade", ocorreu principalmente motivada pelo fato de que o uso da palavra "cuidado" resultava em achados na área de medicina ou enfermagem, sem referências ao ensino escolar ou à relação aluno-professor. Além disso, a investigação sobre o uso de métodos ativos nesse contexto está ligada ao fato que essas metodologias colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, o que pode transformar as relações professor-aluno. As buscas foram realizadas em bases de dados como BDTD, Oasisbr e Scielo, identificando 18 resultados com "relação professor-aluno" e "metodologia ativa" e "afetividade", e 10 com "relação professor-aluno" e "empatia". A revisão da literatura por meio do "Estado da Questão" proporcionou uma visão mais detalhada das abordagens, teorias e descobertas relevantes. Foi possível identificar lacunas no desenvolvimento da pesquisa, evitando a repetição de métodos anteriores e garantindo originalidade e relevância, o que permite a construção de estudos inovadores na área do ensino. Como resultado da investigação consideramos o impacto positivo das Metodologias Ativas na dimensão afetiva e de empatia da relação professor-aluno, sendo possível observar que deve se considerar não apenas o aspecto cognitivo do ensino, mas também a complexidade das interações humanas dentro da sala de aula e como elas podem influenciar o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.