EXPLORANDO AS ESTRATÉGIAS DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA PROMOVER A AFETIVIDADE E EMPATIA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112540 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5212 "inscrito_id" => 14611 "titulo" => "EXPLORANDO AS ESTRATÉGIAS DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA PROMOVER A AFETIVIDADE E EMPATIA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO" "resumo" => "A presente pesquisa buscou entender como as Metodologias Ativas influenciam a dimensão afetiva e de empatia na relação professor-aluno através de um levantamento bibliográfico para o Estado da Questão. Identificou-se a afetividade e a relação professor-aluno são pouco exploradas, indicando um espaço significativo para investigar o impacto positivo das Metodologias Ativas nessas áreas. Nesse sentido, foram analisadas produções científicas dos últimos dez anos com palavras-chave relacionadas ao tema. A escolha das palavras-chave para a pesquisa, como "afetividade", ocorreu principalmente motivada pelo fato de que o uso da palavra "cuidado" resultava em achados na área de medicina ou enfermagem, sem referências ao ensino escolar ou à relação aluno-professor. Além disso, a investigação sobre o uso de métodos ativos nesse contexto está ligada ao fato que essas metodologias colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, o que pode transformar as relações professor-aluno. As buscas foram realizadas em bases de dados como BDTD, Oasisbr e Scielo, identificando 18 resultados com "relação professor-aluno" e "metodologia ativa" e "afetividade", e 10 com "relação professor-aluno" e "empatia". A revisão da literatura por meio do "Estado da Questão" proporcionou uma visão mais detalhada das abordagens, teorias e descobertas relevantes. Foi possível identificar lacunas no desenvolvimento da pesquisa, evitando a repetição de métodos anteriores e garantindo originalidade e relevância, o que permite a construção de estudos inovadores na área do ensino. Como resultado da investigação consideramos o impacto positivo das Metodologias Ativas na dimensão afetiva e de empatia da relação professor-aluno, sendo possível observar que deve se considerar não apenas o aspecto cognitivo do ensino, mas também a complexidade das interações humanas dentro da sala de aula e como elas podem influenciar o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14611_TB5212_21102024180908.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEILANE BEATRIZ DIDJURGEIT ROSA" "autor_nome_curto" => "LEILANE ROSA" "autor_email" => "leilanedidjurgeitrosa@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112540 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5212 "inscrito_id" => 14611 "titulo" => "EXPLORANDO AS ESTRATÉGIAS DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA PROMOVER A AFETIVIDADE E EMPATIA NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO" "resumo" => "A presente pesquisa buscou entender como as Metodologias Ativas influenciam a dimensão afetiva e de empatia na relação professor-aluno através de um levantamento bibliográfico para o Estado da Questão. Identificou-se a afetividade e a relação professor-aluno são pouco exploradas, indicando um espaço significativo para investigar o impacto positivo das Metodologias Ativas nessas áreas. Nesse sentido, foram analisadas produções científicas dos últimos dez anos com palavras-chave relacionadas ao tema. A escolha das palavras-chave para a pesquisa, como "afetividade", ocorreu principalmente motivada pelo fato de que o uso da palavra "cuidado" resultava em achados na área de medicina ou enfermagem, sem referências ao ensino escolar ou à relação aluno-professor. Além disso, a investigação sobre o uso de métodos ativos nesse contexto está ligada ao fato que essas metodologias colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, o que pode transformar as relações professor-aluno. As buscas foram realizadas em bases de dados como BDTD, Oasisbr e Scielo, identificando 18 resultados com "relação professor-aluno" e "metodologia ativa" e "afetividade", e 10 com "relação professor-aluno" e "empatia". A revisão da literatura por meio do "Estado da Questão" proporcionou uma visão mais detalhada das abordagens, teorias e descobertas relevantes. Foi possível identificar lacunas no desenvolvimento da pesquisa, evitando a repetição de métodos anteriores e garantindo originalidade e relevância, o que permite a construção de estudos inovadores na área do ensino. Como resultado da investigação consideramos o impacto positivo das Metodologias Ativas na dimensão afetiva e de empatia da relação professor-aluno, sendo possível observar que deve se considerar não apenas o aspecto cognitivo do ensino, mas também a complexidade das interações humanas dentro da sala de aula e como elas podem influenciar o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14611_TB5212_21102024180908.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEILANE BEATRIZ DIDJURGEIT ROSA" "autor_nome_curto" => "LEILANE ROSA" "autor_email" => "leilanedidjurgeitrosa@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }