Este trabalho parte da concepção de que a sociedade brasileira é racista e que este sistema é ainda mais opressor para com as mulheres. Dentro disso, acredita que a escola deve assumir uma postura integralmente antirracista e que a execução de projetos é instrumento eficaz nesse sentido. Por sua representatividade e importância literária neste tema, a escritora Conceição Evaristo foi escolhida como inspiração, sendo a sua obra “Olhos d’água” selecionada como recorte e fio condutor. O projeto visa à constituição de um coletivo feminino na escola que, a partir das crônicas do referido livro, desempenhará diálogos e atividades de Arte-Educação de modo continuado, culminando em uma Exposição aberta à comunidade escolar. As atividades de Arte-Educação se sustentam na experiência da “escrevivência”, desenvolvida por Conceição Evaristo, e na expressão individual das imagens a partir de cada crônica apresentada no livro, utilizando diversas linguagens artísticas. Para tal, este projeto enxerga a liberdade e o entrelaçamento de linguagens presentes na arte contemporânea, como traços fundamentais às atividades de Arte-Educação propostas. Dessa forma, objetiva-se oportunizar a reflexão crítica sobre a mulher negra na sociedade, o estímulo à criatividade e a vivência de variadas formas de expressão que são presentes na arte contemporânea. Aspirando, sobretudo, oferecer um caminho de construção de identidade como ferramenta para o alcance dos direitos de exercer uma plena ocupação dos espaços sociais e de escolher livremente as formas de viver.