A concepção de educação inclusiva trazida nesta pesquisa considera que todas as crianças e jovens com algum tipo de deficiência, têm direito à escolarização que possibilite seu pleno desenvolvimento, dentro de suas possibilidades. O atendimento educacional especializado (AEE) é garantido aos estudantes que tenham deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação que estejam matriculados no ensino regular, esse atendimento é realizado por meio das Salas de Recursos Multiprofissionais (SRM). Na SRM os professores contam com auxílio de recursos didáticos que de forma individual, podem contribuir para o aprendizado dos estudantes. Partindo dessas considerações, o presente trabalho buscou construir uma proposição de atividades formativas que podem ser trabalhadas em cursos de licenciatura em ciências naturais a partir das boas práticas de uma professora da sala de recursos de uma escola pública do Distrito Federal. Espera-se, oportunizar uma aproximação entre as atividades realizadas dentro do atendimento educacional especializado, integrando-as ao ensino regular. A metodologia utilizada foi a qualitativa, e como recurso para obtenção dos dados foi realizada a entrevista participante. Os resultados indicam que alguns fatores podem influenciar na aplicação de uma prática de ensino que contemple a todos os estudantes pertencentes ao contexto da educação regular inclusiva, tais como: A intencionalidade do professor, adaptar as atividades a serem realizadas à realidade dos estudantes, pois caso haja uma dicotomia entre a realidade e possibilidade dos estudantes e as práticas adotadas, as mesmas podem não ser completamente eficazes aos estudantes. O professor utiliza em suas práticas de ensino, diversas estratégias para promover o aprendizado do estudante, e os recursos didáticos são algumas das estratégias adotadas. Abarcando essas possibilidades, compreendemos que é possível a assimilação entre o uso de estratégias diferenciadas e o aprendizado de estudantes com diferentes potencialidades em sala de aula.