Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAÇA AO TESOURO DA IRMANDADE: UMA APLICAÇÃO LÚDICA E INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO MÉDIO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Transformar a disciplina de química em algo atrativo para estudantes do ensino médio pode ser um desafio, considerando especialmente o contexto digital em que estão inseridos. A Maratona de Química, projeto de ensino e extensão desenvolvido no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus Coxim, busca vencer esse desafio e incentivar estudantes e professores a trabalharem de forma lúdica. Em sua oitava edição, participaram da Maratona oito equipes de cinco escolas públicas da cidade de Coxim e região. Foram desenvolvidas 11 provas e uma delas foi a “caça ao tesouro da irmandade”. Neste trabalho, relatamos o desenvolvimento e a aplicação dessa prova, assim como seus possíveis benefícios para o ensino e o aprendizado. Com foco interdisciplinar, a prova integrou as disciplinas de química, bioquímica, história da química, português e matemática, visando estimular o raciocínio lógico, a interpretação textual, a criatividade, a resolução de situações problema, bem como o espírito de trabalho em equipe. Para buscar o tesouro da irmandade, as equipes trilharam um percurso composto por cinco fases. Para tanto, um mapa foi elaborado para guiá-las. Ao longo do percurso, elas precisavam ainda encontrar dicas e desvendar enigmas que as conduziam para a próxima fase. Três equipes realizaram simultaneamente a prova, em pistas distintas para evitar atritos entre elas. A prova era finalizada quando uma das equipes encontrava o tesouro da irmandade, composto por uma caixa em formato de baú, cheia de chocolates. Realizada a VIII Maratona de Química, os participantes responderam a um questionário de feedback e avaliaram positivamente a prova, destacando, por exemplo, a aprendizagem em meio à diversão, o trabalho em equipe para a resolução dos enigmas e a integração entre as disciplinas. Espera-se com esse relato incentivar outras instituições de ensino a desenvolverem propostas semelhantes para auxiliar o ensino na educação básica.

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