Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLA DO CORPO VIVO: O INTELIGÍVEL E O SENSÍVEL NUMA SIMBIOSE NECESSÁRIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111606
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3865
    "inscrito_id" => 9947
    "titulo" => "A ESCOLA DO CORPO VIVO: O INTELIGÍVEL E O SENSÍVEL NUMA SIMBIOSE NECESSÁRIA"
    "resumo" => "O trabalho visa abordar a rotina escolar de uma escola pública municipal em Fortaleza, a partir do que acontece no corpo dos e das estudantes, descrevendo esse ambiente na relação com esses corpos. dentro do processo de aprendizagem, questionando se a ênfase na disciplina, uniformidade e obediência é condizente com as escolas ditas escolas do século 21, levantando reflexões sobre o papel do corpo no processo educacional. Argumentamos que a Educação Tradicional muitas vezes fragmenta o corpo, tratando-o como uma ferramenta disciplinada e obediente, em detrimento de uma abordagem mais integradora e sensível. O objetivo do artigo é iniciar um diálogo sobre corpos disciplinados na escola, buscando uma visão mais ampla do processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada inclui análise do contexto escolar, vivências dos autores e revisão de literatura sobre corpo e aprendizagem. Na discussão, são apresentadas críticas ao modelo educacional tradicional, que separa mente e corpo, enfatizando a racionalidade em detrimento da sensibilidade. Propomos uma educação que considere o corpo como parte integral do processo de aprendizagem, valorizando a experiência sensível e o aprendizado multidimensional. Por fim, deixamos como processo de reflexão a importância de uma abordagem mais ampla e integrada na educação escolar, que reconheça a complexidade do ser humano e promova uma aprendizagem significativa e criativa, incorporando o saber sensível e o corpo como elementos essenciais no processo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9947_TB3865_17102024112222.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRICIO LEOMAR LIMA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "FABRICIO LEOMAR"
    "autor_email" => "hermano3fabricio@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111606
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3865
    "inscrito_id" => 9947
    "titulo" => "A ESCOLA DO CORPO VIVO: O INTELIGÍVEL E O SENSÍVEL NUMA SIMBIOSE NECESSÁRIA"
    "resumo" => "O trabalho visa abordar a rotina escolar de uma escola pública municipal em Fortaleza, a partir do que acontece no corpo dos e das estudantes, descrevendo esse ambiente na relação com esses corpos. dentro do processo de aprendizagem, questionando se a ênfase na disciplina, uniformidade e obediência é condizente com as escolas ditas escolas do século 21, levantando reflexões sobre o papel do corpo no processo educacional. Argumentamos que a Educação Tradicional muitas vezes fragmenta o corpo, tratando-o como uma ferramenta disciplinada e obediente, em detrimento de uma abordagem mais integradora e sensível. O objetivo do artigo é iniciar um diálogo sobre corpos disciplinados na escola, buscando uma visão mais ampla do processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada inclui análise do contexto escolar, vivências dos autores e revisão de literatura sobre corpo e aprendizagem. Na discussão, são apresentadas críticas ao modelo educacional tradicional, que separa mente e corpo, enfatizando a racionalidade em detrimento da sensibilidade. Propomos uma educação que considere o corpo como parte integral do processo de aprendizagem, valorizando a experiência sensível e o aprendizado multidimensional. Por fim, deixamos como processo de reflexão a importância de uma abordagem mais ampla e integrada na educação escolar, que reconheça a complexidade do ser humano e promova uma aprendizagem significativa e criativa, incorporando o saber sensível e o corpo como elementos essenciais no processo educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9947_TB3865_17102024112222.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRICIO LEOMAR LIMA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "FABRICIO LEOMAR"
    "autor_email" => "hermano3fabricio@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O trabalho visa abordar a rotina escolar de uma escola pública municipal em Fortaleza, a partir do que acontece no corpo dos e das estudantes, descrevendo esse ambiente na relação com esses corpos. dentro do processo de aprendizagem, questionando se a ênfase na disciplina, uniformidade e obediência é condizente com as escolas ditas escolas do século 21, levantando reflexões sobre o papel do corpo no processo educacional. Argumentamos que a Educação Tradicional muitas vezes fragmenta o corpo, tratando-o como uma ferramenta disciplinada e obediente, em detrimento de uma abordagem mais integradora e sensível. O objetivo do artigo é iniciar um diálogo sobre corpos disciplinados na escola, buscando uma visão mais ampla do processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada inclui análise do contexto escolar, vivências dos autores e revisão de literatura sobre corpo e aprendizagem. Na discussão, são apresentadas críticas ao modelo educacional tradicional, que separa mente e corpo, enfatizando a racionalidade em detrimento da sensibilidade. Propomos uma educação que considere o corpo como parte integral do processo de aprendizagem, valorizando a experiência sensível e o aprendizado multidimensional. Por fim, deixamos como processo de reflexão a importância de uma abordagem mais ampla e integrada na educação escolar, que reconheça a complexidade do ser humano e promova uma aprendizagem significativa e criativa, incorporando o saber sensível e o corpo como elementos essenciais no processo educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.