A ESCOLA DO CORPO VIVO: O INTELIGÍVEL E O SENSÍVEL NUMA SIMBIOSE NECESSÁRIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111606 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3865 "inscrito_id" => 9947 "titulo" => "A ESCOLA DO CORPO VIVO: O INTELIGÍVEL E O SENSÍVEL NUMA SIMBIOSE NECESSÁRIA" "resumo" => "O trabalho visa abordar a rotina escolar de uma escola pública municipal em Fortaleza, a partir do que acontece no corpo dos e das estudantes, descrevendo esse ambiente na relação com esses corpos. dentro do processo de aprendizagem, questionando se a ênfase na disciplina, uniformidade e obediência é condizente com as escolas ditas escolas do século 21, levantando reflexões sobre o papel do corpo no processo educacional. Argumentamos que a Educação Tradicional muitas vezes fragmenta o corpo, tratando-o como uma ferramenta disciplinada e obediente, em detrimento de uma abordagem mais integradora e sensível. O objetivo do artigo é iniciar um diálogo sobre corpos disciplinados na escola, buscando uma visão mais ampla do processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada inclui análise do contexto escolar, vivências dos autores e revisão de literatura sobre corpo e aprendizagem. Na discussão, são apresentadas críticas ao modelo educacional tradicional, que separa mente e corpo, enfatizando a racionalidade em detrimento da sensibilidade. Propomos uma educação que considere o corpo como parte integral do processo de aprendizagem, valorizando a experiência sensível e o aprendizado multidimensional. Por fim, deixamos como processo de reflexão a importância de uma abordagem mais ampla e integrada na educação escolar, que reconheça a complexidade do ser humano e promova uma aprendizagem significativa e criativa, incorporando o saber sensível e o corpo como elementos essenciais no processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9947_TB3865_17102024112222.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRICIO LEOMAR LIMA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "FABRICIO LEOMAR" "autor_email" => "hermano3fabricio@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111606 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3865 "inscrito_id" => 9947 "titulo" => "A ESCOLA DO CORPO VIVO: O INTELIGÍVEL E O SENSÍVEL NUMA SIMBIOSE NECESSÁRIA" "resumo" => "O trabalho visa abordar a rotina escolar de uma escola pública municipal em Fortaleza, a partir do que acontece no corpo dos e das estudantes, descrevendo esse ambiente na relação com esses corpos. dentro do processo de aprendizagem, questionando se a ênfase na disciplina, uniformidade e obediência é condizente com as escolas ditas escolas do século 21, levantando reflexões sobre o papel do corpo no processo educacional. Argumentamos que a Educação Tradicional muitas vezes fragmenta o corpo, tratando-o como uma ferramenta disciplinada e obediente, em detrimento de uma abordagem mais integradora e sensível. O objetivo do artigo é iniciar um diálogo sobre corpos disciplinados na escola, buscando uma visão mais ampla do processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada inclui análise do contexto escolar, vivências dos autores e revisão de literatura sobre corpo e aprendizagem. Na discussão, são apresentadas críticas ao modelo educacional tradicional, que separa mente e corpo, enfatizando a racionalidade em detrimento da sensibilidade. Propomos uma educação que considere o corpo como parte integral do processo de aprendizagem, valorizando a experiência sensível e o aprendizado multidimensional. Por fim, deixamos como processo de reflexão a importância de uma abordagem mais ampla e integrada na educação escolar, que reconheça a complexidade do ser humano e promova uma aprendizagem significativa e criativa, incorporando o saber sensível e o corpo como elementos essenciais no processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9947_TB3865_17102024112222.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRICIO LEOMAR LIMA BEZERRA" "autor_nome_curto" => "FABRICIO LEOMAR" "autor_email" => "hermano3fabricio@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }