RESUMO Este estudo, tem como objetivo, discutir a importância da educação ambiental na formação escolar, e o conceito de sustentabilidade que surge em meio à crise de paradigmas referentes as diversas concepções de educação ambiental e que evidenciam a interação dos indivíduos com o meio ambiente, e os recursos nele existentes. A metodologia adotada, teve como base a pesquisa bibliográfica, documental e descritiva. Neste contexto, a educação ambiental aqui entendida como espaço formativo, emerge de uma atitude crítica e ética, assim como política que possibilite uma consciência socioambiental, em um cenário marcado pelo avanço de ações predatórias com impactos socioambientais que estão ocorrendo de forma drástica no planeta terra. O estudo, evidenciou, a necessidade de refletir sobre a educação ambiental, a partir dos paradigmas existentes sobre o meio ambiente, e da discussão dos conceitos e teorias. Desse modo, a educação ambiental no contexto escolar, poderá facultar ao educando, processos de aprendizagens significativas, formadoras de uma consciência social e crítica com relação às questões ambientais na dialogia com a ecopedagogia. Contudo, observa-se a necessidade de subsídios teóricos e metodológicos, que favoreçam a problematização da questão ambiental na educação escolar, a partir de um olhar atento às transformações societárias decorrentes dos modelos geopolíticos e de desenvolvimento econômico dos governos dos diversos países. Conclui-se, que a educação ambiental, envolve a construção de sentidos, e a complexidade de tendências sociopolíticas, econômicas e culturais, tecidas na diversidade epistemológica e humana. Concomitante, a prática pedagógica, pressupõe um processo educativo que poderá contribuir para uma consciência planetária e o desenvolvimento sustentável, pautado no compromisso político dos estados e governos com um projeto de ecodesenvolvimento, tendo como premissa a intervenção humana voltada a preservação, melhoramento e recuperação do meio ambiente através de políticas públicas de conservação da diversidade biológica e dos processos ecológicos.