Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE TRABALHO ÉTICO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110656
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2507
    "inscrito_id" => 10944
    "titulo" => "A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE TRABALHO ÉTICO."
    "resumo" => "Este trabalho implica sobre a relação professor-aluno e a sala de aula como espaço de trabalho ético. Tratar deste assunto pressupõe questionamentos, como exemplos, qual o papel ético do professor diante das dificuldades e acertos dos alunos? Como o aluno deve se comportar de modo ético com a turma? Por que alunos e professores devem ter posicionamentos éticos na sala de aula? Os desafios implicados nessa relação professor-aluno são vividos diariamente, sobretudo nas relações em sala de aula, reflete a problemática em virtude da sua implicação na rotina escolar, apontam como a ética está no cotidiano escolar, nas ações, nas atitudes, sobretudo nas relações estabelecidas entre os professores e alunos. Com base nisso, a proposta temática está pautada na compreensão de como a sala de aula, com foco nas relações entre professor e aluno, é um espaço de trabalho ético, visto que a ética faz parte da prática profissional docente, do seu posicionamento e comportamento dentro da sala de aula. Assim sendo, o trabalho pretende contribuir na discussão e compreensão sobre a sala de aula como espaço ético e apontar o conceito de ética. Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, por ser uma abordagem que se baseia na análise de fontes escritas, como livros, artigos científicos e outros documentos, para compreender e contextualizar o tema numa visão qualitativa, em diálogo com LIBÂNEO (2008), LINS (2016), NOSELLA (2008), foram autores relevantes para a pesquisa. Com isso, inferimos que o contexto da sala de aula pode se constituir em um ambiente rico e favorável para o desenvolvimento da ética e do compromisso que se assume nas relações entre professor-aluno. Conclui-se que a realização de um trabalho ético na sala de aula pode render frutos para além dos muros da escola, podendo ser estendido para as relações família-escola e escola-comunidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10944_TB2507_08042024000125.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA GEICIANE VIEIRA LIMA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "GEICIANE"
    "autor_email" => "geiciannevieira@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110656
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2507
    "inscrito_id" => 10944
    "titulo" => "A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE TRABALHO ÉTICO."
    "resumo" => "Este trabalho implica sobre a relação professor-aluno e a sala de aula como espaço de trabalho ético. Tratar deste assunto pressupõe questionamentos, como exemplos, qual o papel ético do professor diante das dificuldades e acertos dos alunos? Como o aluno deve se comportar de modo ético com a turma? Por que alunos e professores devem ter posicionamentos éticos na sala de aula? Os desafios implicados nessa relação professor-aluno são vividos diariamente, sobretudo nas relações em sala de aula, reflete a problemática em virtude da sua implicação na rotina escolar, apontam como a ética está no cotidiano escolar, nas ações, nas atitudes, sobretudo nas relações estabelecidas entre os professores e alunos. Com base nisso, a proposta temática está pautada na compreensão de como a sala de aula, com foco nas relações entre professor e aluno, é um espaço de trabalho ético, visto que a ética faz parte da prática profissional docente, do seu posicionamento e comportamento dentro da sala de aula. Assim sendo, o trabalho pretende contribuir na discussão e compreensão sobre a sala de aula como espaço ético e apontar o conceito de ética. Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, por ser uma abordagem que se baseia na análise de fontes escritas, como livros, artigos científicos e outros documentos, para compreender e contextualizar o tema numa visão qualitativa, em diálogo com LIBÂNEO (2008), LINS (2016), NOSELLA (2008), foram autores relevantes para a pesquisa. Com isso, inferimos que o contexto da sala de aula pode se constituir em um ambiente rico e favorável para o desenvolvimento da ética e do compromisso que se assume nas relações entre professor-aluno. Conclui-se que a realização de um trabalho ético na sala de aula pode render frutos para além dos muros da escola, podendo ser estendido para as relações família-escola e escola-comunidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10944_TB2507_08042024000125.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA GEICIANE VIEIRA LIMA DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "GEICIANE"
    "autor_email" => "geiciannevieira@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho implica sobre a relação professor-aluno e a sala de aula como espaço de trabalho ético. Tratar deste assunto pressupõe questionamentos, como exemplos, qual o papel ético do professor diante das dificuldades e acertos dos alunos? Como o aluno deve se comportar de modo ético com a turma? Por que alunos e professores devem ter posicionamentos éticos na sala de aula? Os desafios implicados nessa relação professor-aluno são vividos diariamente, sobretudo nas relações em sala de aula, reflete a problemática em virtude da sua implicação na rotina escolar, apontam como a ética está no cotidiano escolar, nas ações, nas atitudes, sobretudo nas relações estabelecidas entre os professores e alunos. Com base nisso, a proposta temática está pautada na compreensão de como a sala de aula, com foco nas relações entre professor e aluno, é um espaço de trabalho ético, visto que a ética faz parte da prática profissional docente, do seu posicionamento e comportamento dentro da sala de aula. Assim sendo, o trabalho pretende contribuir na discussão e compreensão sobre a sala de aula como espaço ético e apontar o conceito de ética. Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, por ser uma abordagem que se baseia na análise de fontes escritas, como livros, artigos científicos e outros documentos, para compreender e contextualizar o tema numa visão qualitativa, em diálogo com LIBÂNEO (2008), LINS (2016), NOSELLA (2008), foram autores relevantes para a pesquisa. Com isso, inferimos que o contexto da sala de aula pode se constituir em um ambiente rico e favorável para o desenvolvimento da ética e do compromisso que se assume nas relações entre professor-aluno. Conclui-se que a realização de um trabalho ético na sala de aula pode render frutos para além dos muros da escola, podendo ser estendido para as relações família-escola e escola-comunidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.