Este trabalho implica sobre a relação professor-aluno e a sala de aula como espaço de trabalho ético. Tratar deste assunto pressupõe questionamentos, como exemplos, qual o papel ético do professor diante das dificuldades e acertos dos alunos? Como o aluno deve se comportar de modo ético com a turma? Por que alunos e professores devem ter posicionamentos éticos na sala de aula? Os desafios implicados nessa relação professor-aluno são vividos diariamente, sobretudo nas relações em sala de aula, reflete a problemática em virtude da sua implicação na rotina escolar, apontam como a ética está no cotidiano escolar, nas ações, nas atitudes, sobretudo nas relações estabelecidas entre os professores e alunos. Com base nisso, a proposta temática está pautada na compreensão de como a sala de aula, com foco nas relações entre professor e aluno, é um espaço de trabalho ético, visto que a ética faz parte da prática profissional docente, do seu posicionamento e comportamento dentro da sala de aula. Assim sendo, o trabalho pretende contribuir na discussão e compreensão sobre a sala de aula como espaço ético e apontar o conceito de ética. Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, por ser uma abordagem que se baseia na análise de fontes escritas, como livros, artigos científicos e outros documentos, para compreender e contextualizar o tema numa visão qualitativa, em diálogo com LIBÂNEO (2008), LINS (2016), NOSELLA (2008), foram autores relevantes para a pesquisa. Com isso, inferimos que o contexto da sala de aula pode se constituir em um ambiente rico e favorável para o desenvolvimento da ética e do compromisso que se assume nas relações entre professor-aluno. Conclui-se que a realização de um trabalho ético na sala de aula pode render frutos para além dos muros da escola, podendo ser estendido para as relações família-escola e escola-comunidade.