Ao longo da formação acadêmica nos deparamos com várias situações que nos fazem questionar como será nossa prática docente e o que fazer para avaliar e intervir diante de uma sala numerosa, na maioria das vezes o simples ato de pensar como aplicar a teoria pode nos causar pânico, anseio de não conseguir um bom resultado diante dos inúmeros desafios que é alfabetizar. A dificuldade de leitura é um tema relevante no contexto acadêmico, pois não afeta somente o desempenho dos estudantes, mas também pode impactar seu desenvolvimento emocional. É indispensável que o planejamento docente extrapole aquilo que chamamos de inclusão. O foco para o sucesso da escola está no aluno, naquele que aprende não há docente sem discente, para tanto é o docente que estabelece estratégia pedagógica de punho sistemática, organizada e inclusiva. A metodologia empregada classifica esta pesquisa como sendo de caráter descritiva e cunho qualitativo, com referencial bibliográfico. Trazendo a alfabetização e letramento como campo de conhecimento faz-se necessário questionar como as habilidades preditoras podem colaborar na intervenção precoce em caso suspeito para dislexia oportunizando uma alfabetização eficaz? Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre as principais causas da dificuldade de leitura em alunos com queixa de dislexia, propor estratégias de intervenção pedagógica mais eficazes para melhorar a aprendizagem desses alunos, assim como analisar quais habilidades preditoras são mais relevantes para a alfabetização de alunos com dislexia.