A entrada na creche marca uma etapa importante da vida de uma criança e de sua família. O conhecimento e o acompanhamento contínuo desse período são fundamentais para promover uma experiência de adaptação positiva e saudável. O presente texto tem por objetivo analisar as abordagens existentes adotadas pelos professores para a adaptação de crianças, investigados por meio de projeto de pesquisa do Programa de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC, em 2023. A metodologia usada foi a entrevista oral semiestruturada com duas professoras identificadas como P1 e P2, selecionadas por conveniência, teve como locus de pesquisa, uma instituição de Educação Infantil-creche, no município de Humaitá-AM. As participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre Esclarecido - TCLE. A análise dos resultados baseou-se no método descritivo de Creswell. Os resultados obtidos indicaram que apesar dos avanços conquistados nesta etapa da educação, no processo de adaptação são expressivos os desafios enfrentados tanto pela criança quanto pelo professor e a família. A adaptação da criança é entendida como individual e gradual e as abordagens utilizadas envolvem a escuta atenta às respostas da criança alinhadas ao uso de métodos diversos como música, literatura e ludicidade, aspectos voltados também para as crianças com deficiências. Para uma melhor adaptação se faz necessária parcerias entre a família e a instituição, propor debates frequentes sobre a importância da adaptação uma vez que é entendida como fundamental para a permanência e o bom andamento das etapas seguintes da educação. Neste processo torna-se basilar refletir sobre a formação inicial e contínua do professor e a participação efetiva das instâncias municipais e das políticas educacionais para esta etapa.