A Lei 13.415/2017, conhecida como Lei do Novo Ensino Médio, é uma proposta legislativa que tem como objetivo reformar o ensino médio no Brasil. Esta proposta educacional tem como uma das principais metas o desenvolvimento integral do aluno no que se refere tanto ao aspecto cognitivo quanto o socioemocional, pois são fundamentais para preparar os jovens para os desafios da vida adulta, contribuindo, também, para a formação de cidadãos críticos, conscientes e engajados. O presente trabalho busca contribuir para a formação socioemocional dos estudantes do 1º ano em tempo integral da EEMTI de Campos Sales. Por meio da utilização da Biblioterapia, que consiste no uso da leitura literária como uma ferramenta para promover o bem-estar e melhorar a aprendizagem dos alunos, foram realizados encontros biblioterapêuticos com os alunos com o objetivo de melhorar a autoestima e a confiança, além de contribuir para o bem-estar e o sucesso dos mesmos. Anterior à realização dos encontros, os discentes participaram de uma entrevista onde foram abordadas questões relevantes acerca da adaptação ao ensino em tempo integral. Com base nas respostas dadas às questões foram planejados encontros com temas considerados relevantes para o público-alvo, como, Calma, Gratidão, Abraço e Amizade, contemplando músicas, poemas, crônicas e dinamização. Por fim, foram realizadas avaliações dos encontros através de questionários e produzidos relatos pelos participantes com análise temática. A partir dos feedbacks dos alunos participantes, que correspondia a 80% do total de alunos das turmas de 1º ano em tempo integral, percebeu-se uma grande satisfação e sensação de bem-estar físico e emocional. Vale ressaltar que também houve uma contribuição para formação de alunos mais saudáveis, capazes de acolher as diferenças e despertar um olhar mais amoroso para si e para o outro.