Na contemporaneidade há uma necessidade crescente de novas metodologias educacionais voltadas para aulas práticas que envolvem o mundo “físico e biológico” no sentido da práxis pedagógica tornar o aprendizado mais significativo. Neste sentido, o presente estudo está relacionado ao resultado das atividades desenvolvidas no projeto “Oficinas Práticas de Biologia: vivência sobre os mares e a cultura oceânica”. A oficina é parte de um conjunto de estratégias de intervenção pedagógica realizadas pelo curso de Licenciatura em Biologia do IFMA Campus São Luís - Monte Castelo, visando a melhoria da formação inicial dos discentes do curso e fortalecendo a formação de alunos da Educação Profissional e Técnica de Nível Médio (EPTNM), além da, melhoria do acervo da Instituição. A metodologia incluiu a realização de duas oficinas ministradas pelos professores das disciplinas específicas sobre ambientes aquáticos, para alunos do curso de graduação em Licenciatura em Biologia, que na sequência replicaram os conhecimentos adquiridos para os discentes de Educação Profissional e Técnica de Nível Médio (EPTNM) em ambiente de praia. Os graduandos abordaram aspectos fundamentais sobre a importância dos mares e oceanos, além de fornecerem conhecimentos referente a qualidade da água, realizando coletas e medições utilizando multiparâmetro para verificar os valores no local. Buscando assim, envolver os alunos do ensino médio no entendimento da necessidade de ações de sensibilização para a conservação desses ambientes. As oficinas foram bem recebidas pelos alunos da graduação e pelos estudantes do ensino médio, sendo consideradas como uma experiência exitosa. O público envolvido aprendeu a utilizar o multiparâmetro e pode vivenciar práticas voltadas para os ambientes costeiros e oceânicos evidenciando as regionalidades de forma crítica e construtiva.