Este trabalho consiste em um relato de experiência, que tem como objetivo evidenciar a contribuição da Extensão Universitária na formação inicial de professores. Um dos papéis promovidos pela Universidade se configura na promoção e fortalecimento da tríade - Ensino, Pesquisa e Extensão - envolvendo discentes, docentes e sociedade. Mas, é por meio da Extensão Universitária que ela estreita os laços com a comunidade, através de um compartilhar de conhecimentos oportunizada mediante a ações e propostas que fortalecem a relação entre universidade e sociedade, e constroem significados, contribuindo para mudanças educacionais e sociais. Além disso, a interação promovida pela extensão é vista como uma oportunidade de aprendizado para os estudantes extensionistas, uma vez que proporcionam um desenvolvimento teórico e prático, integrando o conhecimento científico e popular. Por outro lado, o processo de formação de professores é reconhecido como uma ação complexa, especialmente ao considerar o seu papel e sua função na sociedade. Assim, busca-se formar profissionais cada vez mais preparados para enfrentar as demandas emergentes do contexto educacional. Nesse sentido, a Extensão Universitária proporciona aos estudantes experiências únicas, estimulando o desenvolvimento de habilidades e competências numa formação multifacetada e realista.