PIQUENIQUE CIENTÍFICO: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM-PARÁ.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111491 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3690 "inscrito_id" => 10930 "titulo" => "PIQUENIQUE CIENTÍFICO: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM-PARÁ." "resumo" => "O piquenique científico é uma estratégia de ensino inovadora que pode ser utilizada no curso técnico de informática integrado na educação profissional assim como em outros cursos. Nessa atividade, os alunos são incentivados a realizar experimentos, observações e análises em um ambiente ao ar livre, como um parque, jardim, área verde, praças e bosques. Durante o piquenique científico, os alunos podem explorar conceitos relacionados à informática, como a programação de computadores, a análise de dados, temas multidisciplinares e a resolução de problemas. Essa abordagem de ensino proporciona aos alunos uma oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula de uma forma prática, divertida, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico. Ao participar de um piquenique científico, os alunos têm a oportunidade de se conectar com a natureza, promover a sustentabilidade e desenvolver habilidades importantes para sua formação profissional. O piquenique também proporciona uma experiência única, onde os alunos têm a oportunidade de interagir, de compartilhar alimentos e conhecimentos de forma mais informal e descontraída. Em resumo, o piquenique como estratégia é uma maneira criativa e eficaz de envolver os alunos, promover a interação entre eles e proporcionar uma experiência de aprendizagem memorável e enriquecedora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10930_TB3690_07102024220547.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIRLENE DA SILVA MENDES" "autor_nome_curto" => "Cirlene da Silv" "autor_email" => "cirlene.mendes@universo.univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111491 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3690 "inscrito_id" => 10930 "titulo" => "PIQUENIQUE CIENTÍFICO: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA INTEGRADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM-PARÁ." "resumo" => "O piquenique científico é uma estratégia de ensino inovadora que pode ser utilizada no curso técnico de informática integrado na educação profissional assim como em outros cursos. Nessa atividade, os alunos são incentivados a realizar experimentos, observações e análises em um ambiente ao ar livre, como um parque, jardim, área verde, praças e bosques. Durante o piquenique científico, os alunos podem explorar conceitos relacionados à informática, como a programação de computadores, a análise de dados, temas multidisciplinares e a resolução de problemas. Essa abordagem de ensino proporciona aos alunos uma oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula de uma forma prática, divertida, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico. Ao participar de um piquenique científico, os alunos têm a oportunidade de se conectar com a natureza, promover a sustentabilidade e desenvolver habilidades importantes para sua formação profissional. O piquenique também proporciona uma experiência única, onde os alunos têm a oportunidade de interagir, de compartilhar alimentos e conhecimentos de forma mais informal e descontraída. Em resumo, o piquenique como estratégia é uma maneira criativa e eficaz de envolver os alunos, promover a interação entre eles e proporcionar uma experiência de aprendizagem memorável e enriquecedora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10930_TB3690_07102024220547.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CIRLENE DA SILVA MENDES" "autor_nome_curto" => "Cirlene da Silv" "autor_email" => "cirlene.mendes@universo.univates.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }