Este trabalho visa refletir sobre a formação de professores, um tema fundamental para a busca de uma educação de qualidade, que vai além de reuniões esporádicas para auxiliar no planejamento anual dos professores. Uma formação bem realizada auxilia os professores a desenvolverem melhores metodologias em sala de aula e a fazerem diferença na educação. As políticas públicas educacionais são essenciais para garantir que o acesso à educação seja um direito de todos, conforme estabelecido por lei, além de trazer melhorias para a docência por meio da criação de programas pedagógicos. Dentre os diversos programas pedagógicos, este trabalho destaca o Programa de Residência Pedagógica. Assim, o objetivo principal é analisar a importância desse programa na formação inicial de professores. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, buscando compreender e explicar a dinâmica sócio histórica presente na realidade. Para isso, recorre-se aos estudos de Schön (1998), que propõem uma abordagem reflexiva de formação, e aos pesquisadores Contreras (2002), Libâneo (2002), Pimenta (2002) e Gómez (1995), que preconizam a formação crítica reflexiva do professor. Para fundamentar a pesquisa, utiliza-se a revisão bibliográfica, apoiando-se em autores que discutem a temática de forma fidedigna, tais como Moura (2000), Tardif (2010), Kuenzer (2011), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2012) e Tavares, Sousa e Cruz (2019). Conclui-se que a formação docente está em constante construção e reconstrução, podendo transformar-se conforme a realidade histórico-cultural se modifica no ambiente social. Destaca-se também que o professor contemporâneo continua a enfrentar desafios na sua formação e no exercício da profissão.