O presente trabalho resulta de um projeto de intervenção desenvolvido na Escola Cidadã Integral Francisco Augusto Campos, localizada no Município de Nazarezinho – PB, onde nos deparamos com a necessidade de melhoria na qualidade da aprendizagem, no que diz respeito as habilidades de Língua Portuguesa elencadas pela Base Nacional Comum Curricular, em relação a compreensão, a organização e a identificação das finalidades de um texto, fatores que comprometiam o desempenho dos estudantes nas avaliações externas e internas, bem como, na aprendizagem dos conteúdos dos demais componentes curriculares, que possuem como elemento básico a leitura e a interpretação textual. Assim, partindo da concepção de que as ciências humanas e sociais aplicadas podem contribuir positivamente com o ensino da língua materna, desenvolvemos um conjunto de ações tomando como recurso didático-pedagógico, letras de músicas que referenciam a imagem da mulher na sociedade ao longo do tempo, possibilitando um debate sociológico em consonância com a aprendizagem da Língua Portuguesa em uma perspectiva interdisciplinar. Fundamentado nas concepções teóricas de Silva (2000), Viana (2000) e Furtado (2002), o projeto permitiu uma leitura crítica e reflexiva sobre a imagem da mulher na sociedade, incentivando o diálogo sobre as questões de gênero e as desigualdades sociais existentes, unindo conhecimento sociológico, com a aprendizagem da língua portuguesa, caminhos pertinentes para a prática pedagógica na atualidade.