A Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI) é uma modalidade de ensino voltada para sujeitos que por motivos diversos não conseguiram ter acesso ao ensino escolar na idade considerada correta. Possui a função de qualificar, equalizar e reparar. Vale ressaltar a importância do acesso ao ensino para todos, pois a educação além de ser um direito fundamental, também é uma forma de estratégia de transformação social. O presente trabalho tem como principal objetivo refletir sobre a prática docente do professor que atua na EJAI, considerando a importância da formação dos seus aspectos iniciais e continuados. Além disso, pretende analisar os discursos docentes buscando identificar as possíveis lacunas e os possíveis avanços em seus processos formativos, além de investigar em que medida a formação docente reverbera em novas práticas pedagógicas em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, de caráter exploratório, o estudo foi realizado no Colégio Estadual Clériston Andrade (CECA), localizado na cidade de Salvador-BA, tendo como sujeitos, os professores da etapa VII, da EJAI. Para a construção do corpus da pesquisa foi feito um levantamento bibliográfico de obras de teóricos-críticos para dar embasamento ao referido trabalho. A base teórica selecionada para a presente pesquisa foi constituída por: Agamben (2010); Arroyo (2006); Bardin (2011); Bauer e Gaskell (2002); Deleuze e Guattari (2008); Freire (1979, 1980, 1996, 2008); Gil (2002); Haddad (2000); Hall (2002); Mignolo (2008); Nóvoa (2004, 2016, 2022); além da LDB e outros documentos legais. Com os resultados obtidos, foi possível observar que os docentes durante sua formação não tiveram contato com a Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Além disso, relataram que passaram a lecionar na modalidade não por uma opção de escolha, mas por imposição da instituição de ensino. Outrossim, ressaltam a importância da implantação de políticas públicas que acolham o ensino da EJAI.