Quando falamos da área de conhecimento da química na educação básica há uma certa dificuldade por parte dos alunos, por julgarem que é uma disciplina difícil e que muitas vezes não se vê a aplicabilidade no dia a dia, assim questiona-se: Como um futuro professor da área pode auxiliar na aprendizagem dos estudantes nesse contexto? Como se pode aliar a prática à teoria com o cotidiano? Para trazer respostas a estas perguntas foi que se organizou uma feira de Ciências com o tema: A Química no Cotidiano: Conexão entre teoria e prática. A atividade, que foi desenvolvida por meio do programa de Residência pedagógica, em uma escola da rede pública de cunho estadual, teve a participação e ação ativa da preceptora, dos residentes e alunos dos 3° anos do ensino médio, os quais protagonizaram nesta atividade. Em específico no 3° ano B trabalhou-se como tema principal a Química forense, por meio da encenação de um crime baseado em fatos reais, que foi a proposta pensada, discutida e aceita por todos. A preceptora e a residente, fizeram todo acompanhamento, auxílio e ajustes necessários, para o melhor desempenho da turma. Colocando a química no contexto da toda a apresentação, os próprios alunos estudaram, encerraram e explicaram o conteúdo por trás de cada situação. Isso agregou significamente para todos os envolvidos, buscar meios diversos para ensinar, mostrou a química presente no cotidiano, e fez os alunos trabalharem em equipe e ao mesmo tempo aprenderem o conteúdo. Contudo cabe ao professor buscar o melhor meio de transferir o conhecimento químico.