Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O USO DE CHARGES E/OU TIRINHAS COMO ELEMENTOS MOTIVADORES DISCURSSIVOS NAS AULAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111445
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3622
    "inscrito_id" => 7903
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O USO DE CHARGES E/OU TIRINHAS COMO ELEMENTOS MOTIVADORES DISCURSSIVOS NAS AULAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "As aulas de Iniciação Científica na rede pública envolvendo a mediação por tecnologias tem sido muito motivadora e ao mesmo tempo dinâmicas. Uma proposta para se trabalhar os conceitos científicos atrelados aos objetos de conhecimento voltados para juventude digitalmente conectadas é a produção de charges e/ou tirinhas pedagógicas. O uso de tirinhas ou charges como uma linguagem contemporânea e midiática pode ser uma boa estratégia para auxiliar nos processos educativos na educação básica. Assim, buscando explorar mais essa linguagem midiática no meio educacional, e relacionar o seu aspecto discursivo, o objetivo deste artigo foi o de apresentar uma atividade realizada com alunos do ensino médio em 2023-2024, com o uso de charges e/ou tirinhas nas aulas de Iniciação Científica como forma de dialogar com os objetos de conhecimentos propostos pela área em consonância como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Regionais da Bahia (DCRB), especialmente ao voltado para a Área de Ciências da Natureza, atrelados às práticas da cultura digital no ambiente escolar. A temática escolhida para vivência foi ‘Protagonismo Juvenil: Identidade e Cidadania’, como forma de desenvolver o pensamento crítico e protagonismo. A metodologia aplicada foi a de estudo de caso, com a mediação das tecnologias e análise das narrativas produzidas pelos alunos por meio da aprendizagem criativa. Os resultados expressam o desenvolvimento criativo e a produção de charges ou tirinhas, como linguagem comunicacional envolvendo conteúdos científicos e que conseguiram atender aos pilares da aprendizagem criativa no desenvolvimento da atividade proposta, constituindo seu aspecto e relevância discursiva desta ferramenta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7903_TB3622_13102024192859.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA LUCIA PITA DE OLIVEIRA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Sandra Lucia Pi"
    "autor_email" => "sandrapita@uol.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111445
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3622
    "inscrito_id" => 7903
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O USO DE CHARGES E/OU TIRINHAS COMO ELEMENTOS MOTIVADORES DISCURSSIVOS NAS AULAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "As aulas de Iniciação Científica na rede pública envolvendo a mediação por tecnologias tem sido muito motivadora e ao mesmo tempo dinâmicas. Uma proposta para se trabalhar os conceitos científicos atrelados aos objetos de conhecimento voltados para juventude digitalmente conectadas é a produção de charges e/ou tirinhas pedagógicas. O uso de tirinhas ou charges como uma linguagem contemporânea e midiática pode ser uma boa estratégia para auxiliar nos processos educativos na educação básica. Assim, buscando explorar mais essa linguagem midiática no meio educacional, e relacionar o seu aspecto discursivo, o objetivo deste artigo foi o de apresentar uma atividade realizada com alunos do ensino médio em 2023-2024, com o uso de charges e/ou tirinhas nas aulas de Iniciação Científica como forma de dialogar com os objetos de conhecimentos propostos pela área em consonância como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Regionais da Bahia (DCRB), especialmente ao voltado para a Área de Ciências da Natureza, atrelados às práticas da cultura digital no ambiente escolar. A temática escolhida para vivência foi ‘Protagonismo Juvenil: Identidade e Cidadania’, como forma de desenvolver o pensamento crítico e protagonismo. A metodologia aplicada foi a de estudo de caso, com a mediação das tecnologias e análise das narrativas produzidas pelos alunos por meio da aprendizagem criativa. Os resultados expressam o desenvolvimento criativo e a produção de charges ou tirinhas, como linguagem comunicacional envolvendo conteúdos científicos e que conseguiram atender aos pilares da aprendizagem criativa no desenvolvimento da atividade proposta, constituindo seu aspecto e relevância discursiva desta ferramenta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7903_TB3622_13102024192859.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA LUCIA PITA DE OLIVEIRA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "Sandra Lucia Pi"
    "autor_email" => "sandrapita@uol.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As aulas de Iniciação Científica na rede pública envolvendo a mediação por tecnologias tem sido muito motivadora e ao mesmo tempo dinâmicas. Uma proposta para se trabalhar os conceitos científicos atrelados aos objetos de conhecimento voltados para juventude digitalmente conectadas é a produção de charges e/ou tirinhas pedagógicas. O uso de tirinhas ou charges como uma linguagem contemporânea e midiática pode ser uma boa estratégia para auxiliar nos processos educativos na educação básica. Assim, buscando explorar mais essa linguagem midiática no meio educacional, e relacionar o seu aspecto discursivo, o objetivo deste artigo foi o de apresentar uma atividade realizada com alunos do ensino médio em 2023-2024, com o uso de charges e/ou tirinhas nas aulas de Iniciação Científica como forma de dialogar com os objetos de conhecimentos propostos pela área em consonância como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Regionais da Bahia (DCRB), especialmente ao voltado para a Área de Ciências da Natureza, atrelados às práticas da cultura digital no ambiente escolar. A temática escolhida para vivência foi ‘Protagonismo Juvenil: Identidade e Cidadania’, como forma de desenvolver o pensamento crítico e protagonismo. A metodologia aplicada foi a de estudo de caso, com a mediação das tecnologias e análise das narrativas produzidas pelos alunos por meio da aprendizagem criativa. Os resultados expressam o desenvolvimento criativo e a produção de charges ou tirinhas, como linguagem comunicacional envolvendo conteúdos científicos e que conseguiram atender aos pilares da aprendizagem criativa no desenvolvimento da atividade proposta, constituindo seu aspecto e relevância discursiva desta ferramenta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.