As aulas de Iniciação Científica na rede pública envolvendo a mediação por tecnologias tem sido muito motivadora e ao mesmo tempo dinâmicas. Uma proposta para se trabalhar os conceitos científicos atrelados aos objetos de conhecimento voltados para juventude digitalmente conectadas é a produção de charges e/ou tirinhas pedagógicas. O uso de tirinhas ou charges como uma linguagem contemporânea e midiática pode ser uma boa estratégia para auxiliar nos processos educativos na educação básica. Assim, buscando explorar mais essa linguagem midiática no meio educacional, e relacionar o seu aspecto discursivo, o objetivo deste artigo foi o de apresentar uma atividade realizada com alunos do ensino médio em 2023-2024, com o uso de charges e/ou tirinhas nas aulas de Iniciação Científica como forma de dialogar com os objetos de conhecimentos propostos pela área em consonância como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Regionais da Bahia (DCRB), especialmente ao voltado para a Área de Ciências da Natureza, atrelados às práticas da cultura digital no ambiente escolar. A temática escolhida para vivência foi ‘Protagonismo Juvenil: Identidade e Cidadania’, como forma de desenvolver o pensamento crítico e protagonismo. A metodologia aplicada foi a de estudo de caso, com a mediação das tecnologias e análise das narrativas produzidas pelos alunos por meio da aprendizagem criativa. Os resultados expressam o desenvolvimento criativo e a produção de charges ou tirinhas, como linguagem comunicacional envolvendo conteúdos científicos e que conseguiram atender aos pilares da aprendizagem criativa no desenvolvimento da atividade proposta, constituindo seu aspecto e relevância discursiva desta ferramenta.