Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE GRAMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111103
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3137
    "inscrito_id" => 3207
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE GRAMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => "O Livro Didático (LD) é um dos principais recursos educacionais utilizados pelos professores no processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula de Língua Portuguesa. Geralmente, elaborado com o intuito de orientar a prática pedagógica docente fornecendo informações, conceitos, exercícios sobre os mais diversos objetos de aprendizagem de um determinado componente curricular. No Brasil, os livros didáticos são produzidos por editoras e submetidos a um processo de avaliação pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) por meio de equipes de especialistas em educação. O foco de atenção da Linguística Aplicada (LA) está na aprendizagem onde esta ciência se constitui efetivamente, considerando todos aspectos socias, históricos e políticos dos nossos aprendentes, aspectos esses que precisam ser conhecidos em sua integralidade. Nesse sentido, em acordo com a perspectiva moitaniana entende-se a LA como essencialmente multi/trans/inter e indisciplinar ,ideias essas repercutidas nos diferentes instrumentos de aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo a análise dos aspectos gramaticais da Unidade 1 do Livro Didático Ápis Mais: Língua Portuguesa, 1º ano, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, das autoras Ana Trinconi, Terezinha Bertin e Vera Marchezi (2021). Ressalta-se que as autoras do livro convidam os estudantes para uma jornada de aprendizagem significava. O que denota uma atitude relacional entre o livro e os seus usuários, fundamental à aprendizagem. A análise pretendia é voltada para responder as seguintes perguntas: Como os aspectos gramaticais são explorados na unidade ? De que modo este LD propõe a sistematização de uma reflexão sobre o uso da língua materna com os estudantes? Existe a preocupação com a apropriação do sistema alfabético? O estudo foi conduzido com base nas orientações teóricas de Moita Lopes (2006), BNCC (208). Por fim, a análise realizada neste trabalho evidencia a relevância da Linguística Aplicada ao ensino de gramática no contexto do Livro Didático."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3207_TB3137_01102024061424.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARICE MESQUITA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLARICE"
    "autor_email" => "lispectormes@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111103
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3137
    "inscrito_id" => 3207
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE GRAMÁTICA NO LIVRO DIDÁTICO"
    "resumo" => "O Livro Didático (LD) é um dos principais recursos educacionais utilizados pelos professores no processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula de Língua Portuguesa. Geralmente, elaborado com o intuito de orientar a prática pedagógica docente fornecendo informações, conceitos, exercícios sobre os mais diversos objetos de aprendizagem de um determinado componente curricular. No Brasil, os livros didáticos são produzidos por editoras e submetidos a um processo de avaliação pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) por meio de equipes de especialistas em educação. O foco de atenção da Linguística Aplicada (LA) está na aprendizagem onde esta ciência se constitui efetivamente, considerando todos aspectos socias, históricos e políticos dos nossos aprendentes, aspectos esses que precisam ser conhecidos em sua integralidade. Nesse sentido, em acordo com a perspectiva moitaniana entende-se a LA como essencialmente multi/trans/inter e indisciplinar ,ideias essas repercutidas nos diferentes instrumentos de aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo a análise dos aspectos gramaticais da Unidade 1 do Livro Didático Ápis Mais: Língua Portuguesa, 1º ano, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, das autoras Ana Trinconi, Terezinha Bertin e Vera Marchezi (2021). Ressalta-se que as autoras do livro convidam os estudantes para uma jornada de aprendizagem significava. O que denota uma atitude relacional entre o livro e os seus usuários, fundamental à aprendizagem. A análise pretendia é voltada para responder as seguintes perguntas: Como os aspectos gramaticais são explorados na unidade ? De que modo este LD propõe a sistematização de uma reflexão sobre o uso da língua materna com os estudantes? Existe a preocupação com a apropriação do sistema alfabético? O estudo foi conduzido com base nas orientações teóricas de Moita Lopes (2006), BNCC (208). Por fim, a análise realizada neste trabalho evidencia a relevância da Linguística Aplicada ao ensino de gramática no contexto do Livro Didático."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3207_TB3137_01102024061424.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLARICE MESQUITA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLARICE"
    "autor_email" => "lispectormes@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Livro Didático (LD) é um dos principais recursos educacionais utilizados pelos professores no processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula de Língua Portuguesa. Geralmente, elaborado com o intuito de orientar a prática pedagógica docente fornecendo informações, conceitos, exercícios sobre os mais diversos objetos de aprendizagem de um determinado componente curricular. No Brasil, os livros didáticos são produzidos por editoras e submetidos a um processo de avaliação pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) por meio de equipes de especialistas em educação. O foco de atenção da Linguística Aplicada (LA) está na aprendizagem onde esta ciência se constitui efetivamente, considerando todos aspectos socias, históricos e políticos dos nossos aprendentes, aspectos esses que precisam ser conhecidos em sua integralidade. Nesse sentido, em acordo com a perspectiva moitaniana entende-se a LA como essencialmente multi/trans/inter e indisciplinar ,ideias essas repercutidas nos diferentes instrumentos de aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo a análise dos aspectos gramaticais da Unidade 1 do Livro Didático Ápis Mais: Língua Portuguesa, 1º ano, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, das autoras Ana Trinconi, Terezinha Bertin e Vera Marchezi (2021). Ressalta-se que as autoras do livro convidam os estudantes para uma jornada de aprendizagem significava. O que denota uma atitude relacional entre o livro e os seus usuários, fundamental à aprendizagem. A análise pretendia é voltada para responder as seguintes perguntas: Como os aspectos gramaticais são explorados na unidade ? De que modo este LD propõe a sistematização de uma reflexão sobre o uso da língua materna com os estudantes? Existe a preocupação com a apropriação do sistema alfabético? O estudo foi conduzido com base nas orientações teóricas de Moita Lopes (2006), BNCC (208). Por fim, a análise realizada neste trabalho evidencia a relevância da Linguística Aplicada ao ensino de gramática no contexto do Livro Didático.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.