O Livro Didático (LD) é um dos principais recursos educacionais utilizados pelos professores no processo de ensino e de aprendizagem em sala de aula de Língua Portuguesa. Geralmente, elaborado com o intuito de orientar a prática pedagógica docente fornecendo informações, conceitos, exercícios sobre os mais diversos objetos de aprendizagem de um determinado componente curricular. No Brasil, os livros didáticos são produzidos por editoras e submetidos a um processo de avaliação pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) por meio de equipes de especialistas em educação. O foco de atenção da Linguística Aplicada (LA) está na aprendizagem onde esta ciência se constitui efetivamente, considerando todos aspectos socias, históricos e políticos dos nossos aprendentes, aspectos esses que precisam ser conhecidos em sua integralidade. Nesse sentido, em acordo com a perspectiva moitaniana entende-se a LA como essencialmente multi/trans/inter e indisciplinar ,ideias essas repercutidas nos diferentes instrumentos de aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo a análise dos aspectos gramaticais da Unidade 1 do Livro Didático Ápis Mais: Língua Portuguesa, 1º ano, Ensino Fundamental - Anos Iniciais, das autoras Ana Trinconi, Terezinha Bertin e Vera Marchezi (2021). Ressalta-se que as autoras do livro convidam os estudantes para uma jornada de aprendizagem significava. O que denota uma atitude relacional entre o livro e os seus usuários, fundamental à aprendizagem. A análise pretendia é voltada para responder as seguintes perguntas: Como os aspectos gramaticais são explorados na unidade ? De que modo este LD propõe a sistematização de uma reflexão sobre o uso da língua materna com os estudantes? Existe a preocupação com a apropriação do sistema alfabético? O estudo foi conduzido com base nas orientações teóricas de Moita Lopes (2006), BNCC (208). Por fim, a análise realizada neste trabalho evidencia a relevância da Linguística Aplicada ao ensino de gramática no contexto do Livro Didático.