Compreendendo a complexidade da inclusão de crianças com paralisia cerebral na educação infantil, este estudo analisa os desafios e oportunidades presentes nesse processo, especialmente no que tange à acessibilidade e ao desenvolvimento integral. Por uma abordagem que combina análise qualitativa de estudos de caso e revisão bibliográfica, são identificadas diversas barreiras físicas, comunicacionais e sociais que prejudicam a participação plena dessas crianças na vida escolar. Além disso, são examinadas as políticas e práticas pedagógicas inclusivas existentes. Embora ainda sejam observados obstáculos significativos, como a carência de infraestrutura e recursos especializados, também são destacadas oportunidades promissoras, como o uso de tecnologia assistiva e a implementação de adaptações curriculares. Dessa forma, ressalta-se a importância de uma abordagem colaborativa e centrada na criança para superar esses desafios e criar ambientes inclusivos que permitam a todas as crianças, independentemente de suas necessidades específicas, alcançar seu máximo potencial de aprendizado e desenvolvimento durante o período crucial da educação infantil. Este estudo evidencia a necessidade de contínuo aprimoramento e investimento na área, visando garantir a plena participação e inclusão de todas as crianças na educação infantil.