Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: UMA PESQUISA NO CONTEXTO DA ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109416
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 777
    "inscrito_id" => 4692
    "titulo" => "DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: UMA PESQUISA NO CONTEXTO DA ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO"
    "resumo" => "Neste trabalho buscamos identificar as dificuldades enfrentadas por professores no ensino de Geometria Espacial. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de investigar as contribuições da Engenharia Didática de Formação no contexto do ensino de Matemática para superar tais obstáculos. Com foco na identificação dos desafios didáticos específicos nesse contexto, a análise centra-se nos guias metodológicos propostos nos livros didáticos para o ensino deste tema. O estudo examina de modo pormenorizado algumas das barreiras presentes no ensino de Geometria Espacial, destacando pontos críticos que impactam a compreensão dos alunos. Ao explorar três coleções de livros didáticos disponíveis pelo novo Programa Nacional do Livro Didático 2020, identificamos possibilidades e limitações dessas ferramentas no apoio à práxis docente. Propõe-se, assim, uma discussão sobre estratégias e modelos de abordagem que os professores podem adotar para superar tais obstáculos e promover uma aprendizagem mais eficaz. Dentre os métodos encontrados, destacam-se aqueles que enfatizam a visualização tridimensional, a resolução de problemas práticos e a integração de tecnologias educacionais. Em complementaridade, apresentamos uma visão do ponto de vista da Engenharia Didática de Formação no contexto do ensino de Matemática como uma abordagem que pode contribuir significativamente para a formação dos professores, oferecendo diretrizes práticas e estratégias pedagógicas alinhadas às necessidades específicas dos alunos. Essa perspectiva proporciona aos educadores uma compreensão mais aprofundada dos desafios enfrentados no ensino de Geometria Espacial, ao passo que sugerimos métodos inovadores para superá-los, enriquecendo assim a formação docente e promovendo um ensino de matemática mais efetivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4692_TB777_29022024113036.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO EVAMAR BARROS"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO EVAMA"
    "autor_email" => "fco.evamar@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109416
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 777
    "inscrito_id" => 4692
    "titulo" => "DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: UMA PESQUISA NO CONTEXTO DA ENGENHARIA DIDÁTICA DE FORMAÇÃO"
    "resumo" => "Neste trabalho buscamos identificar as dificuldades enfrentadas por professores no ensino de Geometria Espacial. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de investigar as contribuições da Engenharia Didática de Formação no contexto do ensino de Matemática para superar tais obstáculos. Com foco na identificação dos desafios didáticos específicos nesse contexto, a análise centra-se nos guias metodológicos propostos nos livros didáticos para o ensino deste tema. O estudo examina de modo pormenorizado algumas das barreiras presentes no ensino de Geometria Espacial, destacando pontos críticos que impactam a compreensão dos alunos. Ao explorar três coleções de livros didáticos disponíveis pelo novo Programa Nacional do Livro Didático 2020, identificamos possibilidades e limitações dessas ferramentas no apoio à práxis docente. Propõe-se, assim, uma discussão sobre estratégias e modelos de abordagem que os professores podem adotar para superar tais obstáculos e promover uma aprendizagem mais eficaz. Dentre os métodos encontrados, destacam-se aqueles que enfatizam a visualização tridimensional, a resolução de problemas práticos e a integração de tecnologias educacionais. Em complementaridade, apresentamos uma visão do ponto de vista da Engenharia Didática de Formação no contexto do ensino de Matemática como uma abordagem que pode contribuir significativamente para a formação dos professores, oferecendo diretrizes práticas e estratégias pedagógicas alinhadas às necessidades específicas dos alunos. Essa perspectiva proporciona aos educadores uma compreensão mais aprofundada dos desafios enfrentados no ensino de Geometria Espacial, ao passo que sugerimos métodos inovadores para superá-los, enriquecendo assim a formação docente e promovendo um ensino de matemática mais efetivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4692_TB777_29022024113036.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO EVAMAR BARROS"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO EVAMA"
    "autor_email" => "fco.evamar@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Neste trabalho buscamos identificar as dificuldades enfrentadas por professores no ensino de Geometria Espacial. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de investigar as contribuições da Engenharia Didática de Formação no contexto do ensino de Matemática para superar tais obstáculos. Com foco na identificação dos desafios didáticos específicos nesse contexto, a análise centra-se nos guias metodológicos propostos nos livros didáticos para o ensino deste tema. O estudo examina de modo pormenorizado algumas das barreiras presentes no ensino de Geometria Espacial, destacando pontos críticos que impactam a compreensão dos alunos. Ao explorar três coleções de livros didáticos disponíveis pelo novo Programa Nacional do Livro Didático 2020, identificamos possibilidades e limitações dessas ferramentas no apoio à práxis docente. Propõe-se, assim, uma discussão sobre estratégias e modelos de abordagem que os professores podem adotar para superar tais obstáculos e promover uma aprendizagem mais eficaz. Dentre os métodos encontrados, destacam-se aqueles que enfatizam a visualização tridimensional, a resolução de problemas práticos e a integração de tecnologias educacionais. Em complementaridade, apresentamos uma visão do ponto de vista da Engenharia Didática de Formação no contexto do ensino de Matemática como uma abordagem que pode contribuir significativamente para a formação dos professores, oferecendo diretrizes práticas e estratégias pedagógicas alinhadas às necessidades específicas dos alunos. Essa perspectiva proporciona aos educadores uma compreensão mais aprofundada dos desafios enfrentados no ensino de Geometria Espacial, ao passo que sugerimos métodos inovadores para superá-los, enriquecendo assim a formação docente e promovendo um ensino de matemática mais efetivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.