DESCOLONIZANDO A MATEMÁTICA: TEOREMA “DE PITÁGORAS”, FÓRMULA “DE BHASKARA” E OUTRAS FANFICS
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Utilizando o questionamento ao Saber, o Poder e o Ser na Matemática objetiva-se combater o colonialismo presente nos currículos escolares e a pilhagem epistêmica presentes em apresentações como Teorema “de Pitágoras”, Fórmula “de Bhaskara”, Binômio “de Newton”, Geometria “Euclidiana”, dentre outros. O que pouca gente sabe e a estrutura colonial faz questão de esconder (fomentando mitos de autoridades com superior inteligência) é que todos estes resultados são fruto do conhecimento coletivo, acumulado por diferentes povos e muitas vezes divulgado como uma “descoberta” individual. Um bom exemplo dessa expressão colonial que permanece no nosso tempo é encontrar “Teorema de Pitágoras” na Base Nacional Comum Curricular, um documento normativo e orientador de todas as escolas do país. Do ponto de vista pedagógico, essa personalização da descoberta só colabora pra que a Matemática seja apresentada e compreendida na escola (e na sociedade) como algo que poucas pessoas podem gostar, praticar, apreciar e desfrutar de sua prática e resultados. Utilizando a análise documental indireta e a matriz metodológica para estudos descoloniais, será discutida e apresentada a verdade factual de vários resultados matemáticos presentes no cotidiano escolar, mas que não foram exatamente criados pelos homens que os nomeiam. Assim, almeja-se que mais docentes de Matemática conheçam referências críticas da História da Matemática, façam uso nas suas salas de aula e contribuam para que estudantes se envolvam com o que a matemática realmente é, uma área do conhecimento criativa, coletiva e aberta." 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