RESUMO Os historiadores conceituam governança pública como a capacidade do Estado para formular e implementar as políticas, por meio dos mecanismos de liderança, planejamento estratégico, controle, monitoramento e avaliação de resultados ancorada nos valores de eficácia, eficiência, qualidade, transparência e prestação de contas, com vistas a um desenvolvimento equitativo e sustentável da gestão pública para entrega de bens e serviços à sociedade. A partir dessa perspectiva, o estudo pretende investigar o papel do Conselho Municipal de Educação (CME) de Fortaleza na promoção da governança educacional e descentralização do Sistema Municipal de Ensino (SME) na melhoria da qualidade da educação. Destarte, busca-se analisar as práticas, os desafios e as possíveis contribuições para a gestão educacional em Fortaleza. O CME de Fortaleza desempenha um papel crucial na formulação e implementação de políticas educacionais, bem como no acompanhamento e fiscalização da qualidade do ensino. A pesquisa está em sua fase inicial, utilizará uma abordagem qualitativa, com entrevistas e análise bibliográfica e documental. O estudo fará um recorte temporal no período de 2019 a 2023. Os participantes incluem membros do CME, gestores educacionais, professores, alunos, pais e representantes da sociedade civil. O referencial teórico-metodológico abrangerá os estudos sobre a governança educacional e a atuação dos conselhos municipais de educação. Os resultados esperados podem fornecer insights valiosos para informar políticas e práticas educacionais, contribuindo para o aprimoramento da governança educacional. Não obstante, este estudo visa não apenas compreender o funcionamento do CME, mas também promover reflexões e ações para fortalecer a governança educacional e a qualidade do ensino no contexto municipal.