O presente trabalho tem o objetivo de relatar o processo de reformulação da organização curricular dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), dos cursos de Ensino Médio Integrado (EMI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Câmpus Porto Velho Calama, que procurou caminhos para resistir à contrarreforma do Ensino Médio e a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse contexto, pautando-se na autonomia institucional e didático-pedagógica, a qual os IFs possuem, buscou-se alternativas para fortalecer o EMI, solidificando os valores da formação humana politécnica e omnilateral, em oposição à lógica mercantil de uma educação flexível assinalada na contrarreforma. Sendo assim, a reformulação pôde garantir a presença de todos os componentes curriculares propedêuticos, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a integração curricular e a oferta dos cursos em tempo integral. Nessa perspectiva, o percurso de reformulação foi alicerçado pelos pressupostos teóricos de Kuenzer (1989; 2001), Frigotto (2005; 2018), Ramos (2005; 2008; 2011) e Ciavatta (2005; 2011). Por fim, o processo encerrou com a implementação dos PPCs no ano de 2023, viabilizando a oferta do EMI em tempo integral, as práticas de integração curricular que, consequentemente, estão transformando a organização didático-pedagógica e a inserção da pesquisa e da extensão no processo de ensino e aprendizagem.