Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO PARA JOVENS E ADULTOS (EJA): UM ENFOQUE SIGNIFICATIVO.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação matemática
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109345
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 681
    "inscrito_id" => 7097
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO PARA JOVENS E ADULTOS (EJA): UM ENFOQUE SIGNIFICATIVO."
    "resumo" => "O ensino de matemática para alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) requer a implementação de estratégias pedagógicas adaptadas às suas necessidades singulares. Uma metodologia eficaz consiste na incorporação de práticas lúdicas, as quais têm sido comprovadamente capazes de engajar os alunos, facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos e fomentar uma aprendizagem mais profunda e significativa (Smith et al., 2019). Em consonância com esse entendimento, uma pesquisa foi conduzida junto a uma turma de EJA I, adotando uma abordagem lúdica que se baseou no conhecimento prévio dos alunos. Utilizaram-se jogos de tabuleiro e outras atividades lúdicas, proporcionando uma experiência interativa e envolvente para o desenvolvimento das habilidades matemáticas. Além disso, foram empregadas atividades de resolução de problemas que se basearam em situações do cotidiano dos alunos. Os resultados obtidos indicaram uma aprendizagem significativa. Essas práticas lúdicas não apenas tornam o ensino da matemática mais acessível e atrativo para os alunos do EJA, mas também promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais fundamentais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID7097_TB681_28022024222102.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE GUEDES DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alineseve22@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109345
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 681
    "inscrito_id" => 7097
    "titulo" => "ESTRATÉGIAS LÚDICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS DO ENSINO PARA JOVENS E ADULTOS (EJA): UM ENFOQUE SIGNIFICATIVO."
    "resumo" => "O ensino de matemática para alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) requer a implementação de estratégias pedagógicas adaptadas às suas necessidades singulares. Uma metodologia eficaz consiste na incorporação de práticas lúdicas, as quais têm sido comprovadamente capazes de engajar os alunos, facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos e fomentar uma aprendizagem mais profunda e significativa (Smith et al., 2019). Em consonância com esse entendimento, uma pesquisa foi conduzida junto a uma turma de EJA I, adotando uma abordagem lúdica que se baseou no conhecimento prévio dos alunos. Utilizaram-se jogos de tabuleiro e outras atividades lúdicas, proporcionando uma experiência interativa e envolvente para o desenvolvimento das habilidades matemáticas. Além disso, foram empregadas atividades de resolução de problemas que se basearam em situações do cotidiano dos alunos. Os resultados obtidos indicaram uma aprendizagem significativa. Essas práticas lúdicas não apenas tornam o ensino da matemática mais acessível e atrativo para os alunos do EJA, mas também promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais fundamentais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID7097_TB681_28022024222102.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE GUEDES DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alineseve22@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O ensino de matemática para alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) requer a implementação de estratégias pedagógicas adaptadas às suas necessidades singulares. Uma metodologia eficaz consiste na incorporação de práticas lúdicas, as quais têm sido comprovadamente capazes de engajar os alunos, facilitar a compreensão dos conceitos matemáticos e fomentar uma aprendizagem mais profunda e significativa (Smith et al., 2019). Em consonância com esse entendimento, uma pesquisa foi conduzida junto a uma turma de EJA I, adotando uma abordagem lúdica que se baseou no conhecimento prévio dos alunos. Utilizaram-se jogos de tabuleiro e outras atividades lúdicas, proporcionando uma experiência interativa e envolvente para o desenvolvimento das habilidades matemáticas. Além disso, foram empregadas atividades de resolução de problemas que se basearam em situações do cotidiano dos alunos. Os resultados obtidos indicaram uma aprendizagem significativa. Essas práticas lúdicas não apenas tornam o ensino da matemática mais acessível e atrativo para os alunos do EJA, mas também promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais fundamentais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.