ARTE, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: PROMOVENDO A DIVERSIDADE E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114507 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8039 "inscrito_id" => 19060 "titulo" => "ARTE, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: PROMOVENDO A DIVERSIDADE E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O estudo intitulado "Arte, Educação e Inclusão na Primeira Infância: Promovendo a Diversidade e o Desenvolvimento Integral na Educação Infantil" explora a interseção entre arte, educação e inclusão, com foco no impacto das práticas artísticas no desenvolvimento integral das crianças na educação infantil. A pesquisa enfatiza a importância de utilizar a arte como ferramenta pedagógica para promover um ambiente educacional inclusivo e diversificado, transcender barreiras culturais, sociais e linguísticas, e garantir oportunidades de aprendizado igualitárias para todas as crianças. A metodologia baseia-se em uma revisão bibliográfica abrangente, explorando teorias educacionais, práticas pedagógicas inclusivas e o papel da arte no desenvolvimento infantil. Os resultados indicam que a introdução da arte no currículo escolar contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, especialmente quando adaptada para incluir alunos com necessidades especiais. O estudo também destaca a necessidade de formação continuada dos educadores e de uma maior flexibilidade curricular para a efetiva implementação de práticas artísticas inclusivas. Em conclusão, o trabalho reforça a importância de uma abordagem pedagógica que celebre a diversidade e promova a inclusão, sugerindo a realização de novas pesquisas para ampliar o diálogo e contribuir para a formulação de políticas públicas mais inclusivas e transformadoras." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID19060_TB8039_14102024004453.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANIA MOREIRA DE ALMEIDA MELO" "autor_nome_curto" => "EVANIA" "autor_email" => "doutoraevania@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114507 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8039 "inscrito_id" => 19060 "titulo" => "ARTE, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA: PROMOVENDO A DIVERSIDADE E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O estudo intitulado "Arte, Educação e Inclusão na Primeira Infância: Promovendo a Diversidade e o Desenvolvimento Integral na Educação Infantil" explora a interseção entre arte, educação e inclusão, com foco no impacto das práticas artísticas no desenvolvimento integral das crianças na educação infantil. A pesquisa enfatiza a importância de utilizar a arte como ferramenta pedagógica para promover um ambiente educacional inclusivo e diversificado, transcender barreiras culturais, sociais e linguísticas, e garantir oportunidades de aprendizado igualitárias para todas as crianças. A metodologia baseia-se em uma revisão bibliográfica abrangente, explorando teorias educacionais, práticas pedagógicas inclusivas e o papel da arte no desenvolvimento infantil. Os resultados indicam que a introdução da arte no currículo escolar contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, especialmente quando adaptada para incluir alunos com necessidades especiais. O estudo também destaca a necessidade de formação continuada dos educadores e de uma maior flexibilidade curricular para a efetiva implementação de práticas artísticas inclusivas. Em conclusão, o trabalho reforça a importância de uma abordagem pedagógica que celebre a diversidade e promova a inclusão, sugerindo a realização de novas pesquisas para ampliar o diálogo e contribuir para a formulação de políticas públicas mais inclusivas e transformadoras." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID19060_TB8039_14102024004453.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANIA MOREIRA DE ALMEIDA MELO" "autor_nome_curto" => "EVANIA" "autor_email" => "doutoraevania@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }