O estudo intitulado "Arte, Educação e Inclusão na Primeira Infância: Promovendo a Diversidade e o Desenvolvimento Integral na Educação Infantil" explora a interseção entre arte, educação e inclusão, com foco no impacto das práticas artísticas no desenvolvimento integral das crianças na educação infantil. A pesquisa enfatiza a importância de utilizar a arte como ferramenta pedagógica para promover um ambiente educacional inclusivo e diversificado, transcender barreiras culturais, sociais e linguísticas, e garantir oportunidades de aprendizado igualitárias para todas as crianças. A metodologia baseia-se em uma revisão bibliográfica abrangente, explorando teorias educacionais, práticas pedagógicas inclusivas e o papel da arte no desenvolvimento infantil. Os resultados indicam que a introdução da arte no currículo escolar contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, especialmente quando adaptada para incluir alunos com necessidades especiais. O estudo também destaca a necessidade de formação continuada dos educadores e de uma maior flexibilidade curricular para a efetiva implementação de práticas artísticas inclusivas. Em conclusão, o trabalho reforça a importância de uma abordagem pedagógica que celebre a diversidade e promova a inclusão, sugerindo a realização de novas pesquisas para ampliar o diálogo e contribuir para a formulação de políticas públicas mais inclusivas e transformadoras.