Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (EDS) NO EIXO TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER: ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO TÉCNICA EM GUIA DE TURISMO DO SENAC ALAGOAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação profissional e tecnológica
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111328
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3456
    "inscrito_id" => 3648
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (EDS) NO EIXO TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER: ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO TÉCNICA EM GUIA DE TURISMO DO SENAC ALAGOAS"
    "resumo" => "O presente trabalho parte da problemática "Como a integração da educação para o desenvolvimento sustentável na formação técnica do Senac Alagoas contribui para o desenvolvimento de práticas turísticas mais responsáveis e sustentáveis?" e possui o objetivo de compreender a aplicação da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) na formação do Curso Técnico em Guia de Turismo que compõe a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no eixo turismo, hospitalidade e lazer, bem como constatar o protagonismo estudantil na preservação ambiental. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa exploratória, empregando pesquisa documental, empírica e análise audiovisual, sendo utilizados, para coleta de dados, instrumentos de pesquisa como planos de trabalho docente, entrevistas semiestruturadas junto aos estudantes do curso técnico em Guia de Turismo e suas produções audiovisuais realizadas colaborativamente. Ancorados nos estudos emergentes sobre a educação, nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), mais precisamente os ODS 4, 11, 14, 15 e 17, e no Modelo Pedagógico SENAC, o estudo apresenta como resultados um ganho significativo na aplicação da EDS para o entendimento do território de atuação dos futuros guias de turismo e a importância do turismo responsável para a garantia da manutenção das futuras gerações, além da percepção da responsabilidade de ser um agente multiplicador, através da conscientização e sensibilização dos visitantes, possibilitando a reflexão e o desenvolvimento de uma atividade turística responsável e sustentável, com profissionais mais conscientes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3648_TB3456_27102024150119.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO EDUARDO FREITAS BICALHO"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiago@institutogestar.org.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111328
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3456
    "inscrito_id" => 3648
    "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (EDS) NO EIXO TURISMO, HOSPITALIDADE E LAZER: ESTUDO DE CASO DA FORMAÇÃO TÉCNICA EM GUIA DE TURISMO DO SENAC ALAGOAS"
    "resumo" => "O presente trabalho parte da problemática "Como a integração da educação para o desenvolvimento sustentável na formação técnica do Senac Alagoas contribui para o desenvolvimento de práticas turísticas mais responsáveis e sustentáveis?" e possui o objetivo de compreender a aplicação da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) na formação do Curso Técnico em Guia de Turismo que compõe a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no eixo turismo, hospitalidade e lazer, bem como constatar o protagonismo estudantil na preservação ambiental. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa exploratória, empregando pesquisa documental, empírica e análise audiovisual, sendo utilizados, para coleta de dados, instrumentos de pesquisa como planos de trabalho docente, entrevistas semiestruturadas junto aos estudantes do curso técnico em Guia de Turismo e suas produções audiovisuais realizadas colaborativamente. Ancorados nos estudos emergentes sobre a educação, nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), mais precisamente os ODS 4, 11, 14, 15 e 17, e no Modelo Pedagógico SENAC, o estudo apresenta como resultados um ganho significativo na aplicação da EDS para o entendimento do território de atuação dos futuros guias de turismo e a importância do turismo responsável para a garantia da manutenção das futuras gerações, além da percepção da responsabilidade de ser um agente multiplicador, através da conscientização e sensibilização dos visitantes, possibilitando a reflexão e o desenvolvimento de uma atividade turística responsável e sustentável, com profissionais mais conscientes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3648_TB3456_27102024150119.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO EDUARDO FREITAS BICALHO"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiago@institutogestar.org.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho parte da problemática "Como a integração da educação para o desenvolvimento sustentável na formação técnica do Senac Alagoas contribui para o desenvolvimento de práticas turísticas mais responsáveis e sustentáveis?" e possui o objetivo de compreender a aplicação da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) na formação do Curso Técnico em Guia de Turismo que compõe a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no eixo turismo, hospitalidade e lazer, bem como constatar o protagonismo estudantil na preservação ambiental. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa exploratória, empregando pesquisa documental, empírica e análise audiovisual, sendo utilizados, para coleta de dados, instrumentos de pesquisa como planos de trabalho docente, entrevistas semiestruturadas junto aos estudantes do curso técnico em Guia de Turismo e suas produções audiovisuais realizadas colaborativamente. Ancorados nos estudos emergentes sobre a educação, nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), mais precisamente os ODS 4, 11, 14, 15 e 17, e no Modelo Pedagógico SENAC, o estudo apresenta como resultados um ganho significativo na aplicação da EDS para o entendimento do território de atuação dos futuros guias de turismo e a importância do turismo responsável para a garantia da manutenção das futuras gerações, além da percepção da responsabilidade de ser um agente multiplicador, através da conscientização e sensibilização dos visitantes, possibilitando a reflexão e o desenvolvimento de uma atividade turística responsável e sustentável, com profissionais mais conscientes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.