O presente trabalho parte da problemática "Como a integração da educação para o desenvolvimento sustentável na formação técnica do Senac Alagoas contribui para o desenvolvimento de práticas turísticas mais responsáveis e sustentáveis?" e possui o objetivo de compreender a aplicação da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) na formação do Curso Técnico em Guia de Turismo que compõe a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no eixo turismo, hospitalidade e lazer, bem como constatar o protagonismo estudantil na preservação ambiental. Este estudo adotou uma abordagem qualitativa exploratória, empregando pesquisa documental, empírica e análise audiovisual, sendo utilizados, para coleta de dados, instrumentos de pesquisa como planos de trabalho docente, entrevistas semiestruturadas junto aos estudantes do curso técnico em Guia de Turismo e suas produções audiovisuais realizadas colaborativamente. Ancorados nos estudos emergentes sobre a educação, nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), mais precisamente os ODS 4, 11, 14, 15 e 17, e no Modelo Pedagógico SENAC, o estudo apresenta como resultados um ganho significativo na aplicação da EDS para o entendimento do território de atuação dos futuros guias de turismo e a importância do turismo responsável para a garantia da manutenção das futuras gerações, além da percepção da responsabilidade de ser um agente multiplicador, através da conscientização e sensibilização dos visitantes, possibilitando a reflexão e o desenvolvimento de uma atividade turística responsável e sustentável, com profissionais mais conscientes.