Este trabalho, a partir das lentes do multiculturalismo crítico, busca compreender as possíveis perspectivas do multiculturalismo assumidas pelos egressos do curso de Pedagogia do Campus IV da UFPB. Metodologicamente, seguiu-se a abordagem qualitativa, com aportes da abordagem quantitativa, com aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas. Na interpretação dos dados recorreu-se à técnica da análise de conteúdo do tipo de temática. As análises foram realizadas a partir das categorias: identidade, diferenças e marcadores culturais; com as lentes do multiculturalismo crítico e suas entradas para o campo da educação e formação de professores. Assim, identificou-se que as disciplinas ofertadas pelo curso em tela contribuíram positivamente para a atuação pedagógica dos egressos, principalmente, com relação ao planejamento e prática pedagógica. Quase 80% dos questionados assinalaram que o multiculturalismo vivenciado na formação é o folclórico/liberal, considerando importante dar ênfase às questões multiculturais por meio de disciplinas específicas e também de maneira transversal atrelado às práticas e como lidar com o diferente. Portanto, a formação docente é mais do que os documentos que a orientam, sobretudo, são as relações que ocorrem e a dinâmica destas para além das bibliografias e ementários.