Este estudo tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido no curso “Altas habilidades/Superdotação (AH/SD) no contexto do Atendimento Educacional Especializado (AEE)”, desenvolvido no ano 2023, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O trabalho da tutoria envolveu a dinamização das aulas e o acompanhamento dos cursistas matriculados no curso em questão. O percurso metodológico aqui traçado foi voltado para a pesquisa qualitativa, na qual procurou-se refletir sobre a temática do curso, a partir dos referenciais teóricos que sustentam a temática. O curso aqui descrito, foi voltado para professores da Educação Básica, sendo, preferencialmente, atuantes no AEE. Assim sendo, foram formadas 25 turmas e cada um dos tutores acompanhou cerca de 40 cursistas. O enriquecimento curricular e o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) se mostraram elementos fundamentais no processo ensino-aprendizagem destes sujeitos, entretanto, observou-se que estes temas ainda demandam maior debate no campo educacional, tendo em vista as dificuldades destacadas pelos professores participantes. Como resultados, foram obtidos relatos de educadores de diferentes regiões do país, apresentando nas discussões propostas, detalhes de seu cotidiano escolar. Nessa perspectiva, dados referentes a realidade do AEE nas diferentes regiões do Brasil foram contemplados, bem como formação dos docentes, projeto político pedagógico, estrutura física e curricular, bem como outros dados, demonstrando um panorama do cenário do atendimento aos educandos com AH/SD no país. Portanto, conclui-se que a formação de professores, seja ela inicial ou continuada, é fundamental para que os educadores compreendam os aspectos que envolvem a identificação e o atendimento aos alunos público-alvo da educação especial, bem como seus direitos e deveres enquanto cidadãos, de modo que sejam capazes de refletir sobre a necessidade de lutar por melhores condições de trabalho e atendimento dos sujeitos ali inseridos.