O PIBID é um programa que concede bolsas de iniciação à docência a estudantes de graduação que pretendem se envolver no ensino das escolas de Educação Básica. O presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização de atividades práticas no aprimoramento do ensino de Química, com experiências de bolsistas do PIBID em uma escola pública cearense. Ao decorrer da realização das atividades, os bolsistas tiveram a oportunidade de desenvolver e conduzir atividades práticas com os alunos. As atividades foram executadas com alunos do 3º ano do Ensino Médio e planejadas com apoio e aprimoramento da professora supervisora do projeto. As práticas consistiram na realização de experimentos simples e demonstrações, em sala de aula e práticas de laboratório. Foi promovida a interação entre bolsistas e alunos e foram utilizados testes, observação direta e relatos dos alunos para avaliar a proposta de ensino. Os resultados dessas experiências e avaliações aplicadas, demonstraram que a implementação de experimentos na disciplina de Química contribuiu para um aumento no interesse e compreensão significativa dos alunos em relação aos conceitos abordados, além de proporcionar aos bolsistas do PIBID uma enriquecedora experiência no ambiente escolar, favorecendo a futura formação docente. O PIBID fortalece a formação acadêmica, com a qualificação de futuros educadores, além de contribuir para a melhoria da dinâmica em sala de aula na Educação Básica e promover a integração da escola com a universidade, impactando também a formação de novas gerações de estudantes. A partir dos resultados obtidos, foi possível perceber o papel fundamental desempenhado pelas atividades práticas nos processos de ensino e aprendizagem em Química, enriquecendo também a formação dos bolsistas do PIBID e aprimorando a qualidade do ensino de Química no Brasil.