O artigo traz os benefícios da mediatização possibilitada pela formação continuada intitulada “A Metacognição no processo de aprendizagem: possibilidades e desafios”, que teve a prática pedagógica norteada pelas evidências científicas da obra de referência: “SE PENSO, FALO, ESCREVO, LEIO E LOGO RESSIGNIFICO”, da autora e formadora Silva(2021). A pesquisa-ação objetiva evidenciar a função do coordenador pedagógico no processo de ensino-aprendizagem, observando a prática pedagógica e seus impactos no desenvolvimento e aprendizagem da criança muito pequena e pequena. A pesquisa traz o percurso feito dentro da abordagem metodológica da evolução do grafismo e a ressignificação do fazer pedagógico no espaço escolar da educação infantil. A experiência foi vivida no CMEI-Centro Municipal de Educação Infantil Iracema Nísia de Oliveira, situado na cidade de São Gonçalo do Amarante-RN, onde atendemos crianças de 2 anos até 5 anos e 11 meses, que compreende a educação de creche e pré-escola. A formação trouxe alguns artigos para o aprimoramento e ampliação de leituras e ainda dialogamos com Fonseca(2015), Wallon(2007), BNCC(2018), entre outros. Falar de resultados é dizer: Mais um degrau de conhecimento alcançado”. E assim, mostrar a relevância da pedagogia mediatizadora e pontuar uma relação de teoria e prática que trouxe uma reorganização da prática pedagógica com desenvolvimento infantil comprovado pela evolução do grafismo.