O teatro de sombras é uma linguagem artística que faz parte do teatro de animação. Uma de suas definições mais tradicionais “consiste na manipulação de um boneco de vara entre uma luz e uma tela, o que faz com que o espectador, sentado diante da tela, veja apenas a sombra do boneco”. Hoje, essa forma de arte está presente em todos os continentes. Em virtude disso, as ideias da sombra projetada ser obrigatoriamente de um boneco, a necessidade da projeção ser em uma tela e o espectador estar em frente dela já foram superadas. Atualmente, essa prática é muito difundida e abrangente – por exemplo, os materiais de confecção de silhuetas são diversos, podendo ser inclusive utilizado o próprio corpo. No Brasil, sua popularidade é pequena quando comparada a outras formas de teatro de animação, entretanto, está gradualmente ganhando espaço entre diversos grupos teatrais, seja como ponto focal de suas investigações artísticas, ou como ferramenta para ampliar a complexidade de suas produções. De forma a ultrapassar o âmbito teatral, educadores o utilizam dentro de abordagens pedagógicas. Seu uso na educação se deve a sua versatilidade, ao modo criativo e envolvente de transmitir conceitos e mensagens e a possibilidade de um educador moldá-lo de acordo com seu conhecimento e criatividade. Para testá-lo como uma ferramenta de ensino-aprendizagem na biologia, foi produzido e aplicado um teatro de sombras sobre “Grupos Animais” em uma turma de 7° ano do Colégio e Curso Nossa Senhora do Carmo. Assim, ficou nítido os benefícios desse método, dada a participação, concentração e percepção dos alunos acerca do assunto, concluindo que esse trabalho promove a usabilidade do teatro de sombras, principalmente na biologia.