O ensino de Educação Ambiental (EA) possui particularidades conceituais que devem ser compreendidas com clareza, sendo necessário a formação contínua de professores como estratégia fundamental e prioritária para garantir práticas de qualidade de EA nas escolas. Neste interim, objetivou-se analisar a percepção dos professores das séries finais do Ensino Fundamental sobre a EA em uma escola municipal de Quixeramobim - CE. Para tanto foi aplicado um questionário com 10 questões através do Google Forms, com cinco professores, com questões objetivas e subjetivas relacionadas a EA. Os resultados apontam que 100% dos entrevistados consideram “muito importante” a temática Educação Ambiental no ambiente escolar, entretanto quanto a sua preparação para ministrar a disciplina predominou a resposta de “mais ou menos preparado” em 80% dos casos e 20% se consideraram “muito preparado”. Quanto ao livro didático, os professores conseguem visualizar conteúdos relacionados ao tema de EA, e apenas um entrevistado cita não observar essa abordagem nos livros. Quando questionados o que melhoraria a didática em sala para se trabalhar educação ambiental algumas respostas foram: “começa a trabalhar logo com as séries iniciais”; “receber mais apoio pedagógico do município”; “a formação e profissionais que sejam capacitados na área”; “mais investimento em cursos, materiais pedagógicos”. Outrossim, quando questionados se já participaram de cursos de capacitação ou aperfeiçoamento na área de EA, 60% afirmam que sim e 40% que não. Diante disso, é evidente que a EA é uma temática relevante para os docentes no contexto escolar e embora haja um reconhecimento unânime dessa importância, os dados fornecem uma lacuna quanto a preparação dos docentes para trabalhar EA em suas disciplinas. Por isso, ressalta-se a necessidade de mais investimentos em capacitação profissional tendo em vista que os docentes entrevistados se sentem parcialmente preparados para lecionar educação ambiental.