O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma das dimensões avaliadas no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), sendo aplicado a cada três anos. Após a Resolução 06 de 18 de dezembro de 2018 do Conselho Nacional de Educação estabelecer um ingresso único no curso de Educação Física, para que os discentes possam aderir à modalidade de formação de professores (Licenciatura) ou atuação em espaços não formais (Bacharelado), surge a necessidade de investigar a qualidade da formação inicial desses professores. O estudo busca analisar o nível de desempenho dos estudantes nas provas de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física no ENADE de 2021. O estudo é do tipo documental e de natureza qualitativa, que considera as provas de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física no ENADE no ano de 2021. A análise dos dados foi realizada através das informações divulgadas no Relatório Síntese de Área através do site do Inep. A análise dos itens foi realizada através dos resultados nas categorias Grau de dificuldade da Prova e Estatísticas básicas da Prova. Os resultados apontam que, em ambas as provas, os Componentes de Formação Geral e de Conhecimento Específico foram avaliados com grau de dificuldade Médio por mais da metade dos estudantes. A média geral das notas das provas dos alunos de Licenciatura e Bacharelado foram, respectivamente, 35,6 e 36,6. Ambos valores se mostram inferiores quando comparados à média das notas das provas do ENADE de 2017 e 2019. Com isso, percebe-se que as exigências em níveis de complexidade de conhecimentos para a formação de professores de Educação Física aumentaram significativamente entre as duas últimas edições de cada prova. Consideramos que a formação de professores em Educação Física ainda carece de maiores exigências de conhecimentos em suas avaliações de larga escala.