Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES NO ENADE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111249
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3339
    "inscrito_id" => 8255
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES NO ENADE"
    "resumo" => "O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma das dimensões avaliadas no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), sendo aplicado a cada três anos. Após a Resolução 06 de 18 de dezembro de 2018 do Conselho Nacional de Educação estabelecer um ingresso único no curso de Educação Física, para que os discentes possam aderir à modalidade de formação de professores (Licenciatura) ou atuação em espaços não formais (Bacharelado), surge a necessidade de investigar a qualidade da formação inicial desses professores. O estudo busca analisar o nível de desempenho dos estudantes nas provas de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física no ENADE de 2021. O estudo é do tipo documental e de natureza qualitativa, que considera as provas de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física no ENADE no ano de 2021. A análise dos dados foi realizada através das informações divulgadas no Relatório Síntese de Área através do site do Inep. A análise dos itens foi realizada através dos resultados nas categorias Grau de dificuldade da Prova e Estatísticas básicas da Prova. Os resultados apontam que, em ambas as provas, os Componentes de Formação Geral e de Conhecimento Específico foram avaliados com grau de dificuldade Médio por mais da metade dos estudantes. A média geral das notas das provas dos alunos de Licenciatura e Bacharelado foram, respectivamente, 35,6 e 36,6. Ambos valores se mostram inferiores quando comparados à média das notas das provas do ENADE de 2017 e 2019. Com isso, percebe-se que as exigências em níveis de complexidade de conhecimentos para a formação de professores de Educação Física aumentaram significativamente entre as duas últimas edições de cada prova. Consideramos que a formação de professores em Educação Física ainda carece de maiores exigências de conhecimentos em suas avaliações de larga escala."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8255_TB3339_19102024185142.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUIZA FEITOSA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "Ana Luíza"
    "autor_email" => "analuiza.feitosa@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111249
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3339
    "inscrito_id" => 8255
    "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES NO ENADE"
    "resumo" => "O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma das dimensões avaliadas no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), sendo aplicado a cada três anos. Após a Resolução 06 de 18 de dezembro de 2018 do Conselho Nacional de Educação estabelecer um ingresso único no curso de Educação Física, para que os discentes possam aderir à modalidade de formação de professores (Licenciatura) ou atuação em espaços não formais (Bacharelado), surge a necessidade de investigar a qualidade da formação inicial desses professores. O estudo busca analisar o nível de desempenho dos estudantes nas provas de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física no ENADE de 2021. O estudo é do tipo documental e de natureza qualitativa, que considera as provas de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física no ENADE no ano de 2021. A análise dos dados foi realizada através das informações divulgadas no Relatório Síntese de Área através do site do Inep. A análise dos itens foi realizada através dos resultados nas categorias Grau de dificuldade da Prova e Estatísticas básicas da Prova. Os resultados apontam que, em ambas as provas, os Componentes de Formação Geral e de Conhecimento Específico foram avaliados com grau de dificuldade Médio por mais da metade dos estudantes. A média geral das notas das provas dos alunos de Licenciatura e Bacharelado foram, respectivamente, 35,6 e 36,6. Ambos valores se mostram inferiores quando comparados à média das notas das provas do ENADE de 2017 e 2019. Com isso, percebe-se que as exigências em níveis de complexidade de conhecimentos para a formação de professores de Educação Física aumentaram significativamente entre as duas últimas edições de cada prova. Consideramos que a formação de professores em Educação Física ainda carece de maiores exigências de conhecimentos em suas avaliações de larga escala."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8255_TB3339_19102024185142.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUIZA FEITOSA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "Ana Luíza"
    "autor_email" => "analuiza.feitosa@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma das dimensões avaliadas no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), sendo aplicado a cada três anos. Após a Resolução 06 de 18 de dezembro de 2018 do Conselho Nacional de Educação estabelecer um ingresso único no curso de Educação Física, para que os discentes possam aderir à modalidade de formação de professores (Licenciatura) ou atuação em espaços não formais (Bacharelado), surge a necessidade de investigar a qualidade da formação inicial desses professores. O estudo busca analisar o nível de desempenho dos estudantes nas provas de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física no ENADE de 2021. O estudo é do tipo documental e de natureza qualitativa, que considera as provas de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física no ENADE no ano de 2021. A análise dos dados foi realizada através das informações divulgadas no Relatório Síntese de Área através do site do Inep. A análise dos itens foi realizada através dos resultados nas categorias Grau de dificuldade da Prova e Estatísticas básicas da Prova. Os resultados apontam que, em ambas as provas, os Componentes de Formação Geral e de Conhecimento Específico foram avaliados com grau de dificuldade Médio por mais da metade dos estudantes. A média geral das notas das provas dos alunos de Licenciatura e Bacharelado foram, respectivamente, 35,6 e 36,6. Ambos valores se mostram inferiores quando comparados à média das notas das provas do ENADE de 2017 e 2019. Com isso, percebe-se que as exigências em níveis de complexidade de conhecimentos para a formação de professores de Educação Física aumentaram significativamente entre as duas últimas edições de cada prova. Consideramos que a formação de professores em Educação Física ainda carece de maiores exigências de conhecimentos em suas avaliações de larga escala.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.