CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL (ODS), SOBRE A ÓTICA DA ABORDAGEM STEAM.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110617 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2458 "inscrito_id" => 5068 "titulo" => "CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL (ODS), SOBRE A ÓTICA DA ABORDAGEM STEAM." "resumo" => "tornou-se um ato de vital importância para a formação integral e cidadã. Utilizar a pesquisa, enquanto princípio pedagógico, dentro espaço heterogêneo da sala de aula, desperta no aluno a capacidade de interpretar o ambiente a sua volta, por meio da identificação de demandas socioambientais que o cercam, formando indivíduos socialmente ativos e capazes de utilizar a ciência em prol da construção de um futuro igualitário. Dentro desta realidade o objetivo desta ação, foi estimular discentes a identificar e desenvolver soluções para questões socioambientais, utilizando a ciência e a abordagem STEAM. O projeto foi desenvolvido com os alunos do 9°ano da EMEF. Iraci Rodrigues de Farias Melo, Mogeiro - PB. O passo a passo do projeto foi estruturado visando o desenvolvimento das habilidades especificas das ciências naturais N° 1, 2, 3, 5 e 8 que buscaram promover a investigação de questões socio ambientais locais. Inicialmente os alunos receberam aulas de pensamento e metodologia cientifica, e utilizando o Designer Thinking, identificaram e escolheram uma problemática enfrentada pela população, em seu bairro ou comunidade. Divididos em equipes, os alunos trabalharam ao longo de oito meses, em protótipos, iniciativas e ações, desenvolvidas para resolução dos problemas selecionados. Os discentes realizam junto do componente de matemática uma análise de dados, resultantes de questionários aplicados com moradores locais, durante a escolha e mapeamento das demandas. Com base nos resultados e analises, os alunos desenvolveram os 10 ODS municipais, indicativos das necessidades da socioambientais da população e cerca de vinte e duas soluções, que evidenciam a conexão entre escola e comunidade na construção de um futuro igualitário, e disseminação da ciência enquanto visão de leitura do mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5068_TB2458_07042024212516.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINALDO LUIZ DE OLIVEIRA LINALDO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Linaldo Luiz de" "autor_email" => "linaldohipnos@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110617 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2458 "inscrito_id" => 5068 "titulo" => "CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE: OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL (ODS), SOBRE A ÓTICA DA ABORDAGEM STEAM." "resumo" => "tornou-se um ato de vital importância para a formação integral e cidadã. Utilizar a pesquisa, enquanto princípio pedagógico, dentro espaço heterogêneo da sala de aula, desperta no aluno a capacidade de interpretar o ambiente a sua volta, por meio da identificação de demandas socioambientais que o cercam, formando indivíduos socialmente ativos e capazes de utilizar a ciência em prol da construção de um futuro igualitário. Dentro desta realidade o objetivo desta ação, foi estimular discentes a identificar e desenvolver soluções para questões socioambientais, utilizando a ciência e a abordagem STEAM. O projeto foi desenvolvido com os alunos do 9°ano da EMEF. Iraci Rodrigues de Farias Melo, Mogeiro - PB. O passo a passo do projeto foi estruturado visando o desenvolvimento das habilidades especificas das ciências naturais N° 1, 2, 3, 5 e 8 que buscaram promover a investigação de questões socio ambientais locais. Inicialmente os alunos receberam aulas de pensamento e metodologia cientifica, e utilizando o Designer Thinking, identificaram e escolheram uma problemática enfrentada pela população, em seu bairro ou comunidade. Divididos em equipes, os alunos trabalharam ao longo de oito meses, em protótipos, iniciativas e ações, desenvolvidas para resolução dos problemas selecionados. Os discentes realizam junto do componente de matemática uma análise de dados, resultantes de questionários aplicados com moradores locais, durante a escolha e mapeamento das demandas. Com base nos resultados e analises, os alunos desenvolveram os 10 ODS municipais, indicativos das necessidades da socioambientais da população e cerca de vinte e duas soluções, que evidenciam a conexão entre escola e comunidade na construção de um futuro igualitário, e disseminação da ciência enquanto visão de leitura do mundo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5068_TB2458_07042024212516.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LINALDO LUIZ DE OLIVEIRA LINALDO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Linaldo Luiz de" "autor_email" => "linaldohipnos@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }