DESCOMPLICANDO A QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM LÚDICA: ÁTOMOS EM MOVIMENTO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111245 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3334 "inscrito_id" => 9834 "titulo" => "DESCOMPLICANDO A QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM LÚDICA: ÁTOMOS EM MOVIMENTO" "resumo" => "O jogo "Átomos em Movimento" surge como uma abordagem lúdica e inovadora para o ensino de química, visando descomplicar conceitos complexos e tornar o aprendizado mais envolvente e eficaz. Inspirado na necessidade de repensar o ensino tradicional, este jogo aborda temas como ligações químicas, tabela periódica e conhecimentos gerais de química de forma interativa, incentivando a participação ativa dos alunos. O jogo não apenas se destaca como uma ferramenta educacional, mas também atua como um catalisador para despertar e sustentar o interesse pela química, proporcionando uma representação visual do conteúdo apresentado verbalmente pelo professor. Ao longo dos anos, tem sido evidente o baixo interesse dos alunos pelas áreas de ciências exatas e naturais, refletindo um déficit significativo nessas disciplinas. O ensino de química, muitas vezes baseado na memorização de dados, fórmulas e conceitos, tende a limitar o aprendizado dos alunos e a desencorajá-los a se envolver e estudar essa disciplina de forma mais profunda. A pesquisa realizada na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) evidenciou uma recepção positiva por parte dos alunos, destacando o jogo como uma ferramenta valiosa para promover a compreensão e o interesse pela química. Os resultados indicam que o "Átomos em Movimento" não apenas facilita a assimilação de conceitos, mas também contribui para uma mudança positiva na abordagem pedagógica, demonstrando seu potencial como recurso educacional adaptável e eficaz." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9834_TB3334_28102024000452.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR ÁVILLA DE OLIVEIRA SALES" "autor_nome_curto" => "VICTOR" "autor_email" => "victorsales695@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111245 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3334 "inscrito_id" => 9834 "titulo" => "DESCOMPLICANDO A QUÍMICA EM UMA ABORDAGEM LÚDICA: ÁTOMOS EM MOVIMENTO" "resumo" => "O jogo "Átomos em Movimento" surge como uma abordagem lúdica e inovadora para o ensino de química, visando descomplicar conceitos complexos e tornar o aprendizado mais envolvente e eficaz. Inspirado na necessidade de repensar o ensino tradicional, este jogo aborda temas como ligações químicas, tabela periódica e conhecimentos gerais de química de forma interativa, incentivando a participação ativa dos alunos. O jogo não apenas se destaca como uma ferramenta educacional, mas também atua como um catalisador para despertar e sustentar o interesse pela química, proporcionando uma representação visual do conteúdo apresentado verbalmente pelo professor. Ao longo dos anos, tem sido evidente o baixo interesse dos alunos pelas áreas de ciências exatas e naturais, refletindo um déficit significativo nessas disciplinas. O ensino de química, muitas vezes baseado na memorização de dados, fórmulas e conceitos, tende a limitar o aprendizado dos alunos e a desencorajá-los a se envolver e estudar essa disciplina de forma mais profunda. A pesquisa realizada na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) evidenciou uma recepção positiva por parte dos alunos, destacando o jogo como uma ferramenta valiosa para promover a compreensão e o interesse pela química. Os resultados indicam que o "Átomos em Movimento" não apenas facilita a assimilação de conceitos, mas também contribui para uma mudança positiva na abordagem pedagógica, demonstrando seu potencial como recurso educacional adaptável e eficaz." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9834_TB3334_28102024000452.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTOR ÁVILLA DE OLIVEIRA SALES" "autor_nome_curto" => "VICTOR" "autor_email" => "victorsales695@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }