Esse trabalho se propõe a analisar as técnicas Cognitivo-Comportamental (TCC), adaptando-as para o uso em sala de aula, focando neste momento, na ativação comportamental, para facilitar o engajamento dos aprendizes na realização das atividades realizadas em sala de aula e em casa. A utilização dessas técnicas no tratamento das doenças mentais tem a sua eficácia comprovada por uma grande variedade de experimentos empíricos, ela atua na diminuição do sofrimento a partir do ensino do modelo cognitivo aos pacientes. Esse modelo propõe que o pensamento influencia o humor e comportamento, por vezes esse pensamento é disfuncional, porém avaliar e responder ao pensamento disfuncional afeta positivamente a forma como a pessoa se sente emocionalmente e como se comporta. Partimos da compreensão da educação como um processo colaborativo que busca a emancipação do cidadão, na direção da autonomia, transformando os aprendizes em sujeitos independentes, responsáveis pela sua aprendizagem, e capazes de dar um significado próprio a sua realidade. Na sequência, o trabalho terá seu foco ampliado para incluir outros aspectos da TCC e será compartilhado com outros professores, e graduandos em Licenciatura em Biologia no IFRN – Macau, para avaliar a sua adequação ao processo pedagógico, e testar os seus resultados na prática da relação mestre/aprendiz.