A unificação da pesquisa científica com a prática docente requer não somente a aplicação das teorias, mas da exploração, nesse caso, do âmbito educacional e dos fenômenos que o circulam. Concebemos, pois, importante, desde a formação inicial, uma investigação triádica: teoria-prática-reflexão. Nesse sentido, o processo formativo do docente ocorre em diversas instâncias e dependem da relação entre a teoria e a prática (Roldão, 2007). Essa concepção é validada no momento em que há imprevisibilidade do sistema na educação. Nessa esfera de discussões, um ponto de partida para possíveis reflexões são as pesquisas orientadas. Além das experiências em contextos reais de sala de aula, as quais moldam a identidade docente do professor em formação. Para tanto, atividades que permitem ao licenciando o contato efetivo com o ambiente escolar são consideradas indispensáveis. Portanto, objetivamos, neste trabalho, relatar as experiências vivenciadas por nós, enquanto professores-estagiários, alunos da licenciatura de Letras Língua Portuguesa da Universidade Estadual da Paraíba (Campus-I), na disciplina de Língua Portuguesa, em uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental II. O locus de nossa regência foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Antonino, localizada na Rua Carlos Alberto Souza (Bodocongó, Campina Grande - Pb). A partir disso, reconhecemos o estágio como uma prática enriquecedora, pois o aluno-estagiário, com a orientação do professor-supervisor, não apenas se debruça sobre as teorias estudadas, como também elabora atividades e sequências didáticas, que são postas em prática. Nesse âmbito, o aluno pode repensar suas práticas, na medida em que é exposto a um ambiente propenso à adversidade, repleto de sujeitos diversos, e perceber que tudo isso deve ser considerado para a construção de um ensino dialógico. Metodologicamente, esta pesquisa tem natureza exploratória-qualitativa e tem aportes teóricos ancorados nos postulados de PCN (1998), Roldão (2007), BNCC (2017), Rodrigues e Dantas (2019), entre outros.