O presente estudo tem como objetivo desvelar as principais contribuições da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva (2008) contempladas na Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Rio Grande do Norte (RN). Neste inteírim, esta política efetuada pelo governo federal brasileiro em 2008, é um importante dispositivo regulatório da Educação Especial que visa integrar a proposta pedagógica da escola, eliminando barreiras para a plena participação dos estudantes com deficiência, e o estado do RN adere esta política desde o ano da sua concessão. Ademais, a inserção das pessoas com deficiência no mundo do trabalho, assim como na escolarização, têm se constituído por meio de muitas lutas que advém de uma série de movimentos, tem-se que antes do século XVIII, essas pessoas eram excluídas da sociedade para exercer qualquer tipo de atividade, estas eram consideradas incapazes para trabalhar e esta característica era atribuída a qualquer pessoa com deficiência. Metodologicamente, este trabalho é de abordagem qualitativa e trata-se de uma revisão bibliográfica e documental com a análise de dispositivos Nacionais, Estaduais e norteando-se a apartir de autores que dicutem a temática como: Mazzotta (2011), Brasil (2008), Pereira (2021), Ramos (2022) e Morais (2019). Para tanto, o estudo indica imbricações existentes por essas duas modalidades de ensino que versa sobre o que está posto e o que realmente se efetiva nas escolas do Estado por meio desta política. Nesta conjuntura, a interseção entre a Educação Especial e a Educação Profissional e Tecnológica manifesta-se como um ambiente propício para explorar como os sistemas educacionais podem melhor atender às demandas individuais de cada aluno, de forma que venha prepará-los, não apenas para uma vida acadêmica bem-sucedida, mas para uma inserção eficiente no mundo do trabalho que se encontra em constante evolução.