A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (2008) E SEUS DELINEMANETOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110748 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2632 "inscrito_id" => 7524 "titulo" => "A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (2008) E SEUS DELINEMANETOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo desvelar as principais contribuições da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva (2008) contempladas na Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Rio Grande do Norte (RN). Neste inteírim, esta política efetuada pelo governo federal brasileiro em 2008, é um importante dispositivo regulatório da Educação Especial que visa integrar a proposta pedagógica da escola, eliminando barreiras para a plena participação dos estudantes com deficiência, e o estado do RN adere esta política desde o ano da sua concessão. Ademais, a inserção das pessoas com deficiência no mundo do trabalho, assim como na escolarização, têm se constituído por meio de muitas lutas que advém de uma série de movimentos, tem-se que antes do século XVIII, essas pessoas eram excluídas da sociedade para exercer qualquer tipo de atividade, estas eram consideradas incapazes para trabalhar e esta característica era atribuída a qualquer pessoa com deficiência. Metodologicamente, este trabalho é de abordagem qualitativa e trata-se de uma revisão bibliográfica e documental com a análise de dispositivos Nacionais, Estaduais e norteando-se a apartir de autores que dicutem a temática como: Mazzotta (2011), Brasil (2008), Pereira (2021), Ramos (2022) e Morais (2019). Para tanto, o estudo indica imbricações existentes por essas duas modalidades de ensino que versa sobre o que está posto e o que realmente se efetiva nas escolas do Estado por meio desta política. Nesta conjuntura, a interseção entre a Educação Especial e a Educação Profissional e Tecnológica manifesta-se como um ambiente propício para explorar como os sistemas educacionais podem melhor atender às demandas individuais de cada aluno, de forma que venha prepará-los, não apenas para uma vida acadêmica bem-sucedida, mas para uma inserção eficiente no mundo do trabalho que se encontra em constante evolução." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7524_TB2632_16102024084555.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA COSTA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Renata Costa" "autor_email" => "renatac.pereira@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110748 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2632 "inscrito_id" => 7524 "titulo" => "A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA (2008) E SEUS DELINEMANETOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo desvelar as principais contribuições da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva (2008) contempladas na Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Rio Grande do Norte (RN). Neste inteírim, esta política efetuada pelo governo federal brasileiro em 2008, é um importante dispositivo regulatório da Educação Especial que visa integrar a proposta pedagógica da escola, eliminando barreiras para a plena participação dos estudantes com deficiência, e o estado do RN adere esta política desde o ano da sua concessão. Ademais, a inserção das pessoas com deficiência no mundo do trabalho, assim como na escolarização, têm se constituído por meio de muitas lutas que advém de uma série de movimentos, tem-se que antes do século XVIII, essas pessoas eram excluídas da sociedade para exercer qualquer tipo de atividade, estas eram consideradas incapazes para trabalhar e esta característica era atribuída a qualquer pessoa com deficiência. Metodologicamente, este trabalho é de abordagem qualitativa e trata-se de uma revisão bibliográfica e documental com a análise de dispositivos Nacionais, Estaduais e norteando-se a apartir de autores que dicutem a temática como: Mazzotta (2011), Brasil (2008), Pereira (2021), Ramos (2022) e Morais (2019). Para tanto, o estudo indica imbricações existentes por essas duas modalidades de ensino que versa sobre o que está posto e o que realmente se efetiva nas escolas do Estado por meio desta política. Nesta conjuntura, a interseção entre a Educação Especial e a Educação Profissional e Tecnológica manifesta-se como um ambiente propício para explorar como os sistemas educacionais podem melhor atender às demandas individuais de cada aluno, de forma que venha prepará-los, não apenas para uma vida acadêmica bem-sucedida, mas para uma inserção eficiente no mundo do trabalho que se encontra em constante evolução." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7524_TB2632_16102024084555.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA COSTA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Renata Costa" "autor_email" => "renatac.pereira@outlook.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }