O presente artigo versa sobre a experiência pedagógica de contação de história na sala de aula regular do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede Municipal de Ensino de Mossoró/RN, neste estudo denominada como Passos do Saber. A intenção acadêmico-científica vivenciou com crianças e professoras experiências pedagógicas usando recursos de Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) para desenvolver narrativas de livros infantis. O referido estudo possui como objetivo evidenciar experiências exitosas de crianças que utilizam recursos da CAA, de baixa e alta tecnologia, refletindo sobre seu uso no cotidiano escolar. As atividades foram guiadas em um movimento dialético, na escola, tendo como aporte teórico-metodológico que discute acerca da temática, tais como: Bersch (2009), Bonotto (2026), Freire (1996), Freitas (2022), Passerino e Bez (2015) e Pelosi (2008), como base conceitual dando sustentação ao desenvolvimento das práticas pedagógicas desenvolvidas, de modo a apresentar estudos científicos que revelam a diversidade dos sujeitos e a importância da visualização de suas especificidades para o desenvolvimento das ações pedagógicas. Diante do exposto, a intervenção pedagógica realizada entre professor da sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), professor titular, alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) diagnosticados com necessidades complexas de comunicação e seus parceiros de comunicação, ampliaram as possibilidades de realizarem ações cotidianas e desenvolverem habilidades que estão em funcionamento deficitário. No processo, o uso da Tecnologia Assistiva (TA) é de fundamental importância para as pessoas, sejam elas típicas ou atípicas, tendo sua empregabilidade presente na superação dos obstáculos encontrados, ao participarem de momentos lúdicos que envolvem a realização de atividades acadêmicas em conjunto com seus interlocutores.