A ciência e arte podem contribuir com elementos essenciais ao aprendizado. Dentro do modelo de educação formal, a etapa de ensino médio apresenta conteúdo em um sistema verticalizado da educação. O projeto “Virologia à vista: Horizontes para ciência, arte e educação” é parte das atividades de pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa em Comunicação, inclusão e popularização em Saúde da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O projeto visa a construção de uma metodologia para o desenvolvimento de um material didático, tendo estudantes do ensino médio de escolas públicas como participantes e público-alvo. A proposta, em desenvolvimento, une arte à virologia, com base na pedagogia Freiriana, que traz um modelo de educação dialógica, que não prima pela memorização de conceitos descontextualizados e distantes do cotidiano dos estudantes. Para a construção metodológica, o primeiro passo foi o estabelecimento de uma parceria interinstitucional, tendo duas professoras, sendo uma virologista da UFRRJ e uma psicóloga da UERJ (área de psicologia da educação) como coordenadoras setoriais, e um aluno extensionista do curso de Belas Artes. Em um primeiro momento, foi realizada uma reunião em que a professora da UERJ foi à UFRRJ, e uma aula expositiva sobre características gerais dos vírus, A partir deste encontro, foi disparada uma discussão acerca do encontro entre os campos disciplinares no que se refere a linguagens, recursos utilizados no processo de ensino-aprendizagem, concepção de ciência, métodos de ensino e os conhecimentos adquiridos em cada área científica: virologia, arte, psicologia e educação. Nesse encontro surgiu a proposta de construção e execução de uma oficina a ser realizada com jovens do ensino médio de uma escola estadual localizada na cidade de Seropédica - RJ, onde se situa a UFRRJ, de onde parte o projeto inicialmente. Os desdobramentos dessa oficina serão apresentados como foco de discussão neste trabalho.