Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIROLOGIA À VISTA: HORIZONTES PARA CIÊNCIA, ARTE E EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111207
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3275
    "inscrito_id" => 10053
    "titulo" => "VIROLOGIA À VISTA: HORIZONTES PARA CIÊNCIA, ARTE E EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "A ciência e arte podem contribuir com elementos essenciais ao aprendizado. Dentro do modelo de educação formal, a etapa de ensino médio apresenta conteúdo em um sistema verticalizado da educação. O projeto “Virologia à vista: Horizontes para ciência, arte e educação” é parte das atividades de pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa em Comunicação, inclusão e popularização em Saúde da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O projeto visa a construção de uma metodologia para o desenvolvimento de um material didático, tendo estudantes do ensino médio de escolas públicas como participantes e público-alvo. A proposta, em desenvolvimento, une arte à virologia, com base na pedagogia Freiriana, que traz um modelo de educação dialógica, que não prima pela memorização de conceitos descontextualizados e distantes do cotidiano dos estudantes. Para a construção metodológica, o primeiro passo foi o estabelecimento de uma parceria interinstitucional, tendo duas professoras, sendo uma virologista da UFRRJ e uma psicóloga da UERJ (área de psicologia da educação) como coordenadoras setoriais, e um aluno extensionista do curso de Belas Artes. Em um primeiro momento, foi realizada uma reunião em que a professora da UERJ foi à UFRRJ, e uma aula expositiva sobre características gerais dos vírus, A partir deste encontro, foi disparada uma discussão acerca do encontro entre os campos disciplinares no que se refere a linguagens, recursos utilizados no processo de ensino-aprendizagem, concepção de ciência, métodos de ensino e os conhecimentos adquiridos em cada área científica: virologia, arte, psicologia e educação. Nesse encontro surgiu a proposta de construção e execução de uma oficina a ser realizada com jovens do ensino médio de uma escola estadual localizada na cidade de Seropédica - RJ, onde se situa a UFRRJ, de onde parte o projeto inicialmente. Os desdobramentos dessa oficina serão apresentados como foco de discussão neste trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10053_TB3275_24042024110554.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS DANIEL SANTIAGO OGEDA DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "C. D. Ogeda"
    "autor_email" => "carlosdanielsoc21@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111207
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3275
    "inscrito_id" => 10053
    "titulo" => "VIROLOGIA À VISTA: HORIZONTES PARA CIÊNCIA, ARTE E EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "A ciência e arte podem contribuir com elementos essenciais ao aprendizado. Dentro do modelo de educação formal, a etapa de ensino médio apresenta conteúdo em um sistema verticalizado da educação. O projeto “Virologia à vista: Horizontes para ciência, arte e educação” é parte das atividades de pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa em Comunicação, inclusão e popularização em Saúde da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O projeto visa a construção de uma metodologia para o desenvolvimento de um material didático, tendo estudantes do ensino médio de escolas públicas como participantes e público-alvo. A proposta, em desenvolvimento, une arte à virologia, com base na pedagogia Freiriana, que traz um modelo de educação dialógica, que não prima pela memorização de conceitos descontextualizados e distantes do cotidiano dos estudantes. Para a construção metodológica, o primeiro passo foi o estabelecimento de uma parceria interinstitucional, tendo duas professoras, sendo uma virologista da UFRRJ e uma psicóloga da UERJ (área de psicologia da educação) como coordenadoras setoriais, e um aluno extensionista do curso de Belas Artes. Em um primeiro momento, foi realizada uma reunião em que a professora da UERJ foi à UFRRJ, e uma aula expositiva sobre características gerais dos vírus, A partir deste encontro, foi disparada uma discussão acerca do encontro entre os campos disciplinares no que se refere a linguagens, recursos utilizados no processo de ensino-aprendizagem, concepção de ciência, métodos de ensino e os conhecimentos adquiridos em cada área científica: virologia, arte, psicologia e educação. Nesse encontro surgiu a proposta de construção e execução de uma oficina a ser realizada com jovens do ensino médio de uma escola estadual localizada na cidade de Seropédica - RJ, onde se situa a UFRRJ, de onde parte o projeto inicialmente. Os desdobramentos dessa oficina serão apresentados como foco de discussão neste trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID10053_TB3275_24042024110554.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS DANIEL SANTIAGO OGEDA DA CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "C. D. Ogeda"
    "autor_email" => "carlosdanielsoc21@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A ciência e arte podem contribuir com elementos essenciais ao aprendizado. Dentro do modelo de educação formal, a etapa de ensino médio apresenta conteúdo em um sistema verticalizado da educação. O projeto “Virologia à vista: Horizontes para ciência, arte e educação” é parte das atividades de pesquisa e extensão do Grupo de Pesquisa em Comunicação, inclusão e popularização em Saúde da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O projeto visa a construção de uma metodologia para o desenvolvimento de um material didático, tendo estudantes do ensino médio de escolas públicas como participantes e público-alvo. A proposta, em desenvolvimento, une arte à virologia, com base na pedagogia Freiriana, que traz um modelo de educação dialógica, que não prima pela memorização de conceitos descontextualizados e distantes do cotidiano dos estudantes. Para a construção metodológica, o primeiro passo foi o estabelecimento de uma parceria interinstitucional, tendo duas professoras, sendo uma virologista da UFRRJ e uma psicóloga da UERJ (área de psicologia da educação) como coordenadoras setoriais, e um aluno extensionista do curso de Belas Artes. Em um primeiro momento, foi realizada uma reunião em que a professora da UERJ foi à UFRRJ, e uma aula expositiva sobre características gerais dos vírus, A partir deste encontro, foi disparada uma discussão acerca do encontro entre os campos disciplinares no que se refere a linguagens, recursos utilizados no processo de ensino-aprendizagem, concepção de ciência, métodos de ensino e os conhecimentos adquiridos em cada área científica: virologia, arte, psicologia e educação. Nesse encontro surgiu a proposta de construção e execução de uma oficina a ser realizada com jovens do ensino médio de uma escola estadual localizada na cidade de Seropédica - RJ, onde se situa a UFRRJ, de onde parte o projeto inicialmente. Os desdobramentos dessa oficina serão apresentados como foco de discussão neste trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.