Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PINDORAMA: UM RESGATE DA CULTURA INDÍGENA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo apresenta as ações realizadas nas aulas de Educação Física que convergem com a Lei 11.465/08, uma iniciativa educacional voltada para alunos do Ensino Fundamental 1, na promoção do conhecimento e valorização da cultura indígena. O estudo investiga como a Educação Física escola pode contribuir para o aprendizado dos alunos e para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a diversidade cultural indígena. Utilizamos método de observações acompanhando o planejamento e as atividades realizadas nas aulas de Educação Física com os alunos do 3º ano em uma escola periférica de Fortaleza. Os resultados indicam que podemos ter um impacto significativo no aprendizado dos alunos, promovendo sensibilização, vivências e debate que geram uma maior compreensão da história e cultura pré-colonial do Brasil. Os participantes demonstraram um aumento no conhecimento sobre os povos indígenas e sua contribuição para a formação do país, bem como um maior respeito pela diversidade cultural. Além disso, observa-se uma maior conscientização ambiental e social entre os estudantes, evidenciando os efeitos positivos das aulas de Educação Física no desenvolvimento de uma cidadania crítica e responsável.

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